O Instituto MetSul confirmou, em uma nova projeção no final da tarde desta quarta-feira (19), a possibilidade de neve muito perto de Curitiba, na região metropolitana da capital, nesta sexta-feira (21). A previsão indica também uma pequena possibilidade de neve no Leste do Paraná no mesmo dia.

Cidade de São Joaquim (SC) (Foto: Argus/Prefeitura de São Joaquim/ Divulgação)

De acordo com a meteorologista Estael Sias, no momento no Paraná a possibilidade de neve é maior na região sul de Palmas. “O que se tem nas últimas informações é que podemos ter um potencial maior de ocorrência de neve naquelas áreas mais clássicas, então na região dos Campos de Cima da Serra, Planalto Sul, norte catarinense e no sul da região de Palmas no Paraná. Esses são os locais com mais probabilidade, mas a gente pode ter alguma surpresa”, disse Sias.

Uma massa de ar polar é a responsável pela forte queda nas temperaturas e quem, aliada à instabilidade (chuva), pode trazer o fenômeno raro para a Grande Curitiba.

Ainda segundo a meteorologista da MetSul, a previsão de neve é muito difícil de ser feita. “A previsão de neve é um drama para os meteorologistas. A questão não é de competência ou ferramentas adequadas, pois nós usamos as mesmas ferramentas de outros países que costumam ter neve com frequência. É que realmente é um fenômeno complexo e difícil de prever. Estamos reavaliando o tempo todo”, explicou ela.

O Instituto MetSul é o mesmo que acertou que o fenômeno aconteceria na região de Curitiba em 2013.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Em nova projeção, Instituto confirma possibilidade de neve para a região de Curitiba nesta sexta

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.