Dividido em parte alta e baixa, o Uberaba é o 5° bairro mais populoso de Curitiba e uma das regiões com maior diversidade quando tratamos de comércios e serviços, principalmente na Avenida Salgado Filho. Além disso, a região conta com belos parques para lazer de toda a família, como o BioParque, espaço com área superior a 400 mil m², com um grande lago, cercado pela mata atlântica nativa e ideal para realização de grandes eventos.

O Uberaba tem ainda uma via bastante conhecida: a Avenida Comendador Franco, importante eixo de acesso ao Aeroporto Internacional Affonso Pena e com inúmeras churrascarias de ambos os lados.

Paisagem na esquina das ruas Victor Luiz Maganhoto e Dr. Fábio Rogério Bertoli Arns no Uberaba. Foto: SMCS

Outro ponto forte do bairro é a educação. Aqui, estão localizados dois CMEIs com ensino integral para cerca de 400 alunos: o CMEI Corina Ferreira Ferraz e o CMEI Ruth Cardoso. Neste ano de 2023, a Prefeitura de Curitiba segue com o aumento da oferta da educação integral em tempo ampliado para mais 30 unidades. Até o final do ano, a rede municipal de ensino terá 156 escolas com essa opção.

Ana Paula Barbosa é cabelereira, mora no bairro e tem um filho de cinco anos. Mãe que sabe bem a importância de ter uma educação de qualidade no bairro.

Não tenho confiança de deixar filho com outras pessoas. Melhor deixar na creche com as professoras. O CMEI ajudou muito, meu filho fez 5 anos e ficou ali dentro 1 ano e meio. Depois disso, pra mim foi uma beleza

Também orgulhosa está a dona de casa Silvia  Kleinke, que tem um filho no CMEI Ruth Cardoso

Ele ama ir para a creche e as professoras dão muita atenção pra ele

No Uberaba também, a Prefeitura de Curitiba criou o Portal do Futuro, espaço aberto a toda população onde são oferecidas atividades esportivas, culturais, profissionalizantes, ciência e tecnologia.  Meire Rose da Silva frequenta o local.

“Quando vim morar para cá era só uma ruazinha, era só lagoa, tudo mato. Esse projeto do Portal do Futuro é uma maravilha. Meus filhos vão brincar ali, é gostoso”

E já que estamos na Vila Audi-União, no Uberaba, por aqui a Companhia de Habitação Popular (Cohab) fez um trabalho específico de urbanização na região há alguns anos, que beneficiou inúmeros moradores, como Rosi Carneiro, que mora no bairro.

“Agora está muito bom aqui. E tem asfalto, creche, quatro linhas de ônibus, posto de saúde. Está muito bom aqui”

Três partes do continente

Binário implantado pela Prefeitura de Curitiba trouxe segurança ao bairro. Foto: Ricardo Marajó / SMCS

Ao lado do Uberaba temos o Jardim das Américas. A região se chama assim porque vereadores municipais queriam na formação do bairro homenagear as três partes do nosso continente: América do Norte, América Central e América do Sul. Atualmente, o Jardim das Américas é um bairro que tem apresentado crescimento acelerado.

Um dos pontos mais conhecidos é o Centro Politécnico, formado por um grande conjunto de prédios onde se localiza o setor tecnológico da Universidade Federal do Paraná. Uma característica importante do bairro está no trânsito calmo e controlado na maior parte do dia. Outro motivo de orgulho para os moradores do Jardim das Américas são as variadas opções de lazer e de gastronomia. Por aqui há praças com belas paisagens, shoppings e até uma casa de leitura.

Marcos Antonio morou por 31 anos no bairro e hoje trabalha por aqui. Ele lembra a diferença do Jardim das Américas do passado e agora.

“Morei aqui de 1967 até 1998. Acompanhei tudo! Aqui existia só três conjuntos de casas, não tinha mais nada. Eu olhava para baixo não se via nada. Mudou em 1000%”

Bairro que era matadouro

Horto Municipal fica no Guabirotuba e natureza é característica marcante no bairro. Foto: Cesar Brustolin / SMCS

Nossa próxima parada é no Guabirotuba. O bairro, que era um matadouro municipal no final do Século XIX, passou no decorrer dos anos a ser servido por bondes elétricos. Em 1964, o matadouro foi fechado pela Prefeitura de Curitiba e o prédio hoje é sede do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Uma outra curiosidade é que Guabirotuba tem origem na língua tupi-guarani e, provavelmente vem do grande número de palmeiras na região. Essa árovre tem uma frutinha chamada guabiroba, uma espécie de coquinho. Já a palavra ‘tuba’ significa grande quantidade. Juntando as duas temos o nome Guabirotuba.

Atualmente, uma das principais características do bairro é a tranquilidade em meio ao caos da cidade grande. No Guabirotuba há muitas áreas residenciais e a maioria das ruas do bairro não tem saída. Além disso, algumas ainda são calçadas com paralelepípedos. Um dos lugares mais frequentados do Guabirotuba é a Praça Abílio de Abreu. No local, pessoas de várias regiões de Curitiba costumam se juntar para praticar esportes como skate e rolimã.

O técnico em próteses dentárias Sergio Lepca mora no bairro há anos e conta que a qualidade de vida na região melhorou muito.

“Bairro bom, tem bastante comércio, tudo que você precisa. É bem residencial, não tem o que falar mal do bairro”

E essa foi mais uma viagem da Banda B pelos bairros de Curitiba. Na reportagem de amanhã da série sobre os 330 anos da cidade, ‘Pronta para ir Além’,  vamos visitar os bairros Atuba, Bairro Alto e Jardim Social. Até lá!