O prefeito em exercício Eduardo Pimentel inaugurou, nesta sexta-feira (29/9), a Horta Comunitária do Jacu, de número 150 do município, no bairro Bom Retiro. Localizada em frente ao número 56 da Rua Ângelo Zeni, é fruto do esforço conjunto da Associação Sustentari e da comunidade local.

Com uma área de 1362,82 metros quadrados, a horta destaca-se por sua contribuição para o conceito lixo zero, aproveitamento integral dos alimentos, compostagem, educação agroflorestal, cultivo de hortaliças, temperos, Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) e um pomar urbano.

Prefeito em exercício Eduardo Pimentel, inaugura a Horta Comunitária do Jacu, número 150 do município, no bairro Bom Retiro. Na imagem com o prefeito em exercício, Marta Zamprogna. Curitiba, 29/09/2023. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Eduardo Pimentel expressou seu entusiasmo com a iniciativa. “A Horta Comunitária do Jacu é um exemplo inspirador de como a comunidade pode se unir para promover a sustentabilidade, a alimentação saudável e o senso de companheirismo. Estamos comprometidos em apoiar projetos como este, que beneficiam diretamente nossos cidadãos”, disse Pimentel.

Estrutura

A Horta Comunitária Jacu conta com 20 canteiros delimitados por blocos de concreto e tem a capacidade de beneficiar diretamente 85 pessoas, com um impacto indireto sobre cerca de 20 famílias moradoras da região. A comunidade se reunirá regularmente no espaço comum da horta, fortalecendo os laços sociais e trocando conhecimento sobre agricultura urbana.

O projeto também inclui a realização de visitas quadrimestrais à horta, permitindo que os moradores locais aprendam mais sobre o cultivo de alimentos e promovam a conscientização ambiental.

Espaço de encontro

A cabelereira Marta Zamprogna, 68 anos, é moradora do bairro e grande entusiasta da horta. “Aqui era um lugar perigoso, onde passavam pessoas mal intencionadas, mas agora virou um espaço de encontro de moradores que resulta em alimentos saudáveis e muita amizade”, disse ela.

A coordenadora do espaço, Iracema Bernardes, afirmou que a Horta do Jacu não é só um local de cultivo e cuidado com a natureza, mas um endereço de propagação de ideias e conceitos essenciais nos dias de hoje.

“Somos pessoas que plantam alimentos saudáveis, guardiões do Rio Pilarzinho e da biodiversidade do entorno e pessoas que querem contribuir para educar as outras em conceitos de sustentabilidade”, disse Iracema.

O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, destacou a importância da horta para a comunidade. “Esta horta é um passo significativo em direção à nossa visão de uma Curitiba mais saudável e sustentável. Além de fornecer alimentos frescos à comunidade, a horta também abriga uma colmeia de abelhas nativas, promovendo a biodiversidade e a polinização local. O sistema de compostagem aqui implantado contribuirá para a gestão de resíduos orgânicos de maneira responsável”, salientou o secretário.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Eduardo Pimentel inaugura a 150ª horta urbana de Curitiba; veja onde fica

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.