A cerca 30 dias para 2023 acabar, Curitiba (PR) viu os termômetros chegarem a 35,0°C neste sábado (2) e consolidou o registro do dia mais quente do ano, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O dia mais quente registrado pela capital paranaense neste ano até então foi em 12 de novembro: 34,8ºC.

À Banda B, o Inmet informou que a cidade atingiu a marca de 34,6ºC às 15h. Já às 16h, os termômetros atingiram 34,8ºC. Na sexta-feira (1º), a cidade registrou 34,2ºC, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

calor-56
Foto: José Fernando Ogura/Arquivo/AEN

O registro deste sábado (2), por outro lado, superou as previsões do Simepar, que apontava para a possibilidade de os termômetros alcançarem a temperatura máxima de 31ºC. O calor deve se igualar ou ser superior no domingo (3).

O Inmet emitiu dois alertas laranja de tempestades para o Paraná entre este sábado (2) e a próxima segunda-feira (4). De acordo com o órgão, algumas cidades do Estado devem registrar ventos de até 100 km/h, queda de granizo, alagamentos e queda de árvores.

Segundo o instituto, a formação de novas áreas de instabilidade na região Sul ocorre devido ao forte calor. O aumento da umidade e a passagem de uma frente fria contribuem para o cenário.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Curitiba registra o dia mais quente do ano neste sábado, diz Inmet

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.