A Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR) estreia um projeto pioneiro para ampliar o acesso da população a serviços jurídicos gratuitos. Nesta sexta-feira (17)*, entre 12h e 16h, a instituição disponibilizará a “Van dos Direitos”, um veículo especialmente adaptado para levar atendimento jurídico diretamente aos cidadãos, na região da Boca Maldita, coração do centro de Curitiba. Esta é a 1ª edição do projeto, que irá passar por outros locais da capital.

*Errata: inicialmente, a Banda B informou no texto que a data seria sexta-feira (16). O número estava incorreto. A informação foi corrigida às 11h58, da sexta-feira (17).

Rua Xv de Novembro. Curitiba, Foto: Ricardo Marajó/SMCS

A iniciativa marca a primeira utilização da van, que foi projetada para funcionar como um escritório móvel, capaz de realizar um mutirão jurídico completo com a simples ação de estacionar em um local estratégico. Este projeto visa facilitar o acesso da população a orientações e assistências jurídicas, eliminando barreiras físicas e burocráticas.

Matheus Munhoz, defensor público-geral, comentou à Banda B sobre a importância da ação.

Todo mundo que estiver passando por ali, estaremos com um atendimento amplo em todas as áreas do direito e com bastante material informativo sobre os nossos programas e áreas de atendimento. É uma grande oportunidade para quem tem grande demanda jurídica, alguma dúvida, enfim. Qualquer situação relacionada ao atendimento jurídico possa, de maneira simples, ter o atendimento realizado.

Matheus Munhoz, defensor público-geral.

A primeira edição

A Boca Maldita está localizada na emblemática XV de Novembro. A equipe da Defensoria Pública estará pronta para oferecer, sem custos, orientação e assistência jurídica em uma ampla gama de áreas. Entre os serviços disponíveis estarão atendimentos relacionados a questões de Família, Cível, Fazenda Pública, Infância e Juventude (tanto em aspectos cíveis quanto infracionais), Direito do Consumidor, Violência Doméstica, Criminal e Execução Penal.

Além disso, os profissionais da DPE-PR realizarão agendamentos para atendimentos futuros em uma das sedes da instituição, garantindo continuidade e acompanhamento dos casos.

Para complementar a ação, materiais informativos sobre os programas e serviços oferecidos pela Defensoria Pública serão distribuídos ao público. Esses materiais visam educar e informar os cidadãos sobre seus direitos e como acessar apoio jurídico gratuito.

Como participar

A participação no atendimento jurídico oferecido pela “Van dos Direitos” é facilitada: os interessados precisam apenas apresentar um documento de identificação pessoal. Esta iniciativa sublinha o compromisso da Defensoria Pública do Paraná em promover a justiça e o acesso aos direitos legais para todos os cidadãos, especialmente aqueles que mais precisam de suporte jurídico, mas enfrentam dificuldades para obtê-lo.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Defensoria Pública do Paraná lança projeto inovador com atendimento jurídico gratuito na Boca Maldita

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.