Um curso promovido pelo Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), do Governo do Paraná, irá ensinar idosos a usar aparelhos celulares com segurança. O workshop Smartphone Conecta+ acontece nos dias 5 e 6 de outubro, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), e está com as inscrições abertas – veja abaixo como participar.
O objetivo do curso é estimular o uso da tecnologia e disseminar a divulgação científica com práticas inovadoras, que facilitem e potencializem o processo de ensino e aprendizagem. Durante as aulas, que serão ministradas por colaboradores da Celepar, o público terá orientações de funções e configurações básicas dos aparelhos, como ligar, desligar, salvar contatos, armazenar fotos e outros arquivos; uso da internet, dados móveis, wifi, segurança, senhas; e os principais aplicativos utilizados no cotidiano, como os de comunicação (WhatsApp, por exemplo) e os de mobilidade urbana.
Além disso, as atividades têm foco no uso de aplicativos, incluindo plataformas do Governo do Paraná, como a Farmácia Popular, o Menor Preço (para pesquisar o menor valor de um produto em estabelecimentos de sua região), o app 190 (para acionar a Polícia Militar) e o Paraná Inteligência Artificial (PIÁ) — plataforma que promove o acesso online a serviços públicos do Governo do Estado e a informações oficiais.
O workshop terá três horas de duração e como conta com exercícios práticos é necessário que os participantes tragam seus smartphones com a bateria carregada. Cada idoso também receberá uma caneta touch screen, para facilitar a seleção de ícones na tela do celular.
Inclusão social e digital
“O acesso à tecnologia é de suma importância para os idosos, ou seja, a inserção nesse universo facilita e promove uma melhor interação social, além de estimular a memória, cognição, raciocínio e proporcionar melhor qualidade de vida”, afirmou a presidente do Conselho, Rose Traiano.
- Leia mais! Mãe some, filha chega em casa e encontra mulher dando últimos suspiros no banheiro; polícia investiga
O curso também visa promover um pouco mais de segurança para eles, tendo em vista que hoje o celular, o uso do smartphone, facilita muito a vida deles, mas às vezes o medo de teclar em algo errado, ou a insegurança por não saber mexer mesmo, deixam eles desconectados com o mundo. E a parceria com a Celepar também vai auxiliar eles a terem acesso às plataformas do Governo, como o PIÁ, que traz muitos benefícios e facilidades para o dia a dia deles.
Rose Traiano, presidente do Conselho de Ações Solidárias.
Ela também destacou que o “conselho é voltado às ações solidárias e voluntárias e nada melhor que oferecer, junto com o Governo do Paraná, um curso que auxilia e conecta os idosos até porque hoje todos usam um celular”.
É nosso papel enquanto governo garantir a inclusão digital do idoso”, comentou o diretor-presidente da Celepar, Gustavo Garbosa. “Capacitar pessoas para o acesso as plataformas digitais significa assegurar a elas o pleno exercício da cidadania, uma vez que a internet é um importante meio de utilizar serviços e encontrar informações.
Rose Traiano, presidente do Conselho de Ações Solidárias.
A Celepar já realizou treinamentos em tecnologia para aproximadamente 15 mil idosos em 97 municípios paranaenses. A iniciativa faz parte do Programa de Inclusão Social e Digital da Pessoa Idosa, criado pela companhia em 2013. O último curso de smartphones para idosos aconteceu em abril deste ano, em Curitiba e Região Metropolitana.
Serviço – Workshop Smartphone Conecta+
- 05/10 – 14h00 às 17h00
- 06/10 – 09h00 às 12h00
- Local: Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
- Informações e inscrições: (41) 99131-5494 / (41) 98836-9138