Em segundo turno unânime, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou, nesta quarta-feira (4), a criação do Parque da África. O novo parque de Curitiba vai reunir esporte, lazer e cultura e será vizinho da Praça Zumbi dos Palmares, no bairro Pinheirinho.
O objetivo, com a denominação, é reconhecer a história e a contribuição dos africanos e afrodescendentes para a formação da capital do Paraná. Além disso, o lago do parque vai ajudar na contenção das enchentes que acontecem na região, ao longo do Ribeirão dos Padilhas.
O espaço de cerca de 70 mil m2 deverá reunir, por exemplo, área verde, cachoeira artificial, monumentos em homenagem a personalidades negras, museu, biblioteca e espaço para eventos.
- Restaurante queridinho dos curitibanos vira espaço temático de Hogwarts; conheça a Plataforma Chelsea
A aprovação em segundo turno teve 22 votos positivos. Para se tornar lei e sair do papel, a oficialização do Parque da África depende, agora, da sanção da Prefeitura de Curitiba.
A expectativa é que a licitação para as obras do Parque da África seja lançada ainda em 2024. O custo estimado é de R$ 5 milhões.