A vida toda ouvimos e aprendemos que temos que separar o lixo. Mas já pensou em aprender mais sobre compostagem? Quem quiser aprender a fazer compostagem doméstica e como funciona o programa COM-POS-TE da Prefeitura de Curitiba terá uma boa oportunidade agora no mês de maio. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente está com inscrições abertas para a I Semana de Compostagem.

curso-compostagem-curitiba-1
Foto: Hully Paiva/SMCS.

A inscrição deve ser feita pelo Guia Curitiba e as oficinas serão feitas nos dias 7, 8 e 9 de maio na Escola Municipal de Sustentabilidade, no Bosque Zaninelli. O curso é gratuito oferecido em parceria pelos departamentos de Educação Ambiental e de Limpeza Pública.

Entre os conteúdos abordados estarão os resíduos sólidos e crise ambiental; compostagem: conceitos e métodos; vermicompostagem: aplicação e principais dúvidas; e uso do composto orgânico e seus benefícios.

De acordo com a diretora de Educação Ambiental, Leila Zem, um dos objetivos do curso é difundir a prática de compostagem em Curitiba, além de estimular o consumo de alimentos saudáveis, e o contato com a terra e com as plantas.

“O curso também segue o que é proposto pelo Programa Municipal de Compostagem, o COM-POS-TE Curitiba, para reduzir a quantidade dos resíduos orgânicos enviados para aterro sanitário, focando na responsabilidade compartilhada e no hábito da compostagem dos resíduos orgânicos”

disse Leila.
curso-compostagem-curitiba-2
Foto: Hully Paiva/SMCS.

Serviço

Os encontros acontecerão na Escola Municipal de Sustentabilidade (Rua Victor Benato, 210 – Pilarzinho), em três horários, com 50 vagas cada um. Cada encontro terá duração de 1 hora e 15 minutos.

Programação

07/05/2024
08h30 – Oficina de Compostagem (25 vagas)
13h30 – Encontro entre participantes do COM-POS-TE Curitiba (50 vagas)
15h15 – Capacitação de professores da rede municipal de ensino (50 vagas)

08/05/2024
08h30 – Encontro entre participantes do COM-POS-TE Curitiba (50 vagas)
10h15 – Capacitação de professores da rede municipal de ensino (50 vagas)
13h30 – Oficina de Compostagem (25 vagas)

09/05/2024
08h30 – Oficina de Compostagem (25 vagas)
13h30 – Capacitação de professores da rede municipal de ensino (50 vagas)
15h15 – Encontro entre participantes do COM-POS-TE Curitiba (50 vagas)

Cidade que composta

O COM-POS-TE Curitiba, Programa Municipal de Compostagem, é dividido em três segmentos: compostagem doméstica, feita pelo cidadão; compostagem comunitária, feita nos Ecopontos; e pátios municipais de compostagem, para resíduos de feiras livres e mercados públicos, por exemplo. 

Atualmente, estão em operação a compostagem comunitária nos Ecopontos (confira aqui) e dois pequenos pátios de compostagem, no Aterro da Caximba e no Horto da Barreirinha, onde são compostados resíduos de feiras livres.

Desde outubro de 2022, através dessas ações, cerca de 50 toneladas de resíduos foram encaminhadas à compostagem.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Curitiba abre inscrições para oficinas gratuitas sobre compostagem doméstica; saiba como participar

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.