A revitalização do entorno do Mercado Municipal de Curitiba, no Centro da cidade, começou na manhã desta terça-feira (9) pela Rua General Carneiro. No trecho entre as avenidas Sete de Setembro e Affonso Camargo, ela está bloqueada para a circulação de veículos, para ser transformada em um boulevard, que é uma via mais ampla, com paisagismo e espaços de convivência.

Rua General Carneiro começa a ser transformada no boulevard do Mercado Municipal de Curitiba
As obras começaram pela Rua General Carneiro.
Foto: Ricardo Marajó/SMCS.

A interrupção da passagem dos veículos deve durar aproximadamente 90 dias, de acordo com a prefeitura de Curitiba. Neste período, o acesso à General Carneiro é permitido apenas a comerciantes e moradores e aos estacionamentos privados. As vagas de rua para estacionamento foram interditadas.

O local está sinalizado e agentes da Superintendência de Trânsito (Setran) orientam motoristas nestes primeiros dias de intervenção. Ao todo, as obras na região do Mercado Municipal vão abranger dez quadras.

Escavação

Os trabalhos começaram com a retirada da capa asfáltica no cruzamento da General Carneiro com Affonso Camargo. Na sequência serão retirados os paralelepípedos que estavam cobertos pelo asfalto (que serão reaproveitados na obra) e os meios-fios.

A próxima etapa será a escavação do trecho de aproximadamente 120 metros e a preparação para via receber o novo pavimento com os paralelepípedos reaproveitados.

Paralelamente serão realizadas as melhorias nas calçadas, nos dois lados da via, e a correção geométrica no cruzamento com a Avenida Sete de Setembro. Ao final dos serviços a via será elevada à altura do passeio, formando um amplo calçadão.

Calçadas

Os passeios serão acessíveis, com faixa de concreto nos dois lados, detalhes em petit-pave e faixa com lousinha (pedras de granito).

Na lateral da entrada do Mercado Municipal a calçada terá espaço para decks de convivência e em ambos os lados será implantada iluminação para pedestres e nova arborização.

As intervenções fazem parte do projeto Caminhar Melhor, de implantação de novas calçadas e estrutura cicloviária, e do Programa Rosto da Cidade, de recuperação e revitalização da região central.

Rosângela Tulio, de 65 anos, elogia a revitalização da região do Mercado Municipal. Foto: Ricardo Marajó/SMCS.

“Essa importante região da cidade ficará ainda mais acolhedora e charmosa, valorizando os pedestres e os deslocamentos não motorizados, além da melhoria da paisagem urbana e de novas conexões cicloviárias para que os curitibanos e turistas possam aproveitar ainda mais”,

explica Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas.

Para quem frequenta a região, como a aposentada Rosângela Tulio, de 65 anos, o início das obras é motivo de expectativa e alegria. “É tão bom ver que nossos impostos são revertidos em obras boas como essa para a cidade. Curitiba sempre inovadora, agora com esse cuidado com as calçadas, com as pessoas”, disse Rosângela.

As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) a partir de projeto desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). 

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Rua General Carneiro começa a ser transformada no boulevard do Mercado Municipal de Curitiba

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.