Curitiba confirmou, nesta quarta-feira (3), mais uma morte e 704 casos de dengue. Os dados foram divulgados na atualização semanal do Painel da Dengue, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A vítima fatal é uma adolescente que morava no bairro Cajuru.

No total, já foram confirmadas 14.593 contaminações por dengue em 2024 na capital paranaense. A cidade já registrou oito mortes por dengue em 2024. A morte confirmada nesta quarta-feira é de do dia 25 de junho, que estava sob investigação.

boletim-dengue-primeira-semana-julho-curitiba
Curitiba confirmou mais uma morte por dengue em 2024. Foto: Cido Marques/SMCS.

Dos mais de 14 mil casos, 10.179 são autóctones (contaminação ocorreu na cidade) e 4.414 são importados. Do total, 704 são novos casos divulgados no boletim desta quarta-feira – sendo 30 referentes a notificações da última semana e o restante referentes a casos de semanas anteriores, mas que tiveram a investigação concluída apenas agora.

O Tatuquara é o distrito sanitário mais afetado, com 3.115 casos. Na sequência estão Cajuru (2.638), CIC (2.152), Bairro Novo (1.443), Boa Vista (1.471), Boqueirão (1.244), Portão (777), Matriz (632), Pinheirinho (615) e Santa Felicidade (506).

Nesta quarta-feira, Curitiba tem um paciente com confirmação de dengue, residente do município, internado em leito clínico SUS. A SMS esclarece que os internamentos ocorrem diariamente, assim como as altas, com alterações dos dados ao longo do dia.

“Precisamos reforçar a prevenção da dengue usando barreiras para evitar a picada do mosquito, como o uso de repelente, roupas compridas e mosquiteiros nas casas, além de eliminar criadouros. Cada curitibano precisa fazer sua parte”

alerta a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

Morte confirmada

A morte por dengue confirmada nesta semana se refere a uma adolescente de 13 anos. A menina morava no bairro Cajuru e não apresentava comorbidades.

Segundo a prefeitura, o quadro evoluiu rapidamente para óbito. Após investigação do Centro de Epidemiologia da SMS, foi confirmada a morte por dengue.

Dados da dengue

No Brasil, já são 6,2 milhões de casos prováveis de dengue em 2024 e 4.333 mortes, segundo boletim divulgado na terça-feira (2). 

Só no Paraná, segundo o Informe Semanal da Dengue do Paraná, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), já são 547.351 casos confirmados e 511 óbitos no período sazonal 2023/2024, que teve início em julho do ano passado.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Boletim da dengue: Curitiba confirma morte de adolescente do Cajuru; até agora oito pessoas já morreram

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.