Mesmo a milhares de quilômetros de distância, Curitiba aparece na foto impressionante da Terra, registrada pela missão Artemis II e divulgada pela Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), na última sexta-feira (3).

A imagem viralizou nas redes sociais e encantou internautas. Já a capital paranaense segue brilhando, literalmente, como um dos pontos mais visíveis do Brasil visto do espaço. As informações são do portal GMC Online, parceiro da Banda B.

O registro captou grande parte do território nacional durante a noite, permitindo identificar diversas cidades pelas luzes que iluminam a superfície terrestre. Recortes ampliados e divulgados pelo jornalista Lamartine Cortes mostram cidades do Sul do Brasil, entre elas, a capital paranaense.

Com o auxílio de mapas e ajustes de projeção, ele conseguiu destacar nove cidades do Sul: Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Chapecó, Porto Alegre, Pelotas e Florianópolis. As capitais como Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre aparecem com brilho ainda mais intenso.

Foto em que Curitiba aparece, da missão Artemis II, mostra outra perspectiva

Enquanto isso, a imagem também captou com clareza outras partes do planeta. A América do Sul aparece em destaque, assim como o continente africano — especialmente o deserto do Saara — e a península Ibérica, na Europa.

Como o Sol estava posicionado atrás do planeta, a fotografia foi feita durante a noite nessas regiões. No entanto, a presença de nuvens impediu que algumas cidades fossem visualizadas.

Outro ponto curioso é a perspectiva incomum da foto. Como a nave estava posicionada a cerca de 160 mil quilômetros da Terra no momento do registro, o planeta aparece “invertido”. Dessa forma, a Europa surge na parte inferior da imagem, enquanto o Brasil ocupa a porção superior — diferente da visualização tradicional dos mapas.

Missão Artemis II bate recordes e se torna marco histórico

Lançada em 1º de abril, a operação alcançou um marco histórico ao realizar o sobrevoo lunar na segunda-feira (6). Durante seis horas ao redor da Lua, os astronautas Reid Wiseman, Victor Glover, Jeremy Hansen e Christina Koch observaram vistas inéditas do lado oculto do satélite.

Além disso, a missão estabeleceu um novo recorde de distância da Terra, superando a marca da Apollo 13. Durante 40 minutos sem comunicação, enquanto estava atrás da Lua, a Artemis II atingiu 406.771 quilômetros de distância, viajando a aproximadamente 5.052 km/h. O recorde anterior era de 400.171 quilômetros.

Em seguida, a nave iniciou sua viagem de retorno à Terra, com pouso previsto no oceano Pacífico nesta sexta-feira (10).

Vale destacar que a Artemis II representa a primeira missão tripulada rumo à Lua desde o fim do programa Apollo, em 1972. Desde então, a presença humana no espaço ficou restrita às proximidades da Terra, principalmente na Estação Espacial Internacional.

Por fim, a missão abre caminho para os próximos passos da exploração lunar. A Artemis III e a Artemis IV — esta última prevista para 2028 — devem avançar ainda mais, incluindo um futuro pouso na superfície da Lua.

📲 Não perca nenhuma notícia! Siga o Instagram da Banda B e receba as atualizações direto no seu feed. Clique aqui!

📲 O Google pode parar de mostrar o portal Banda B. Clique aqui para ver nossas notícias.