O expressivo aumento nos casos de Covid-19 em Curitiba é confirmado pela busca nos testes de detecção da doença, tanto na rede pública, quanto na privada. De acordo com levantamento realizado pela Banda B, nesta terça-feira (12), a procura por exames mais do que dobrou ao longo do último mês.

No Lanac (Laboratório de Análises Clínicas), a procura por testes praticamente quadriplicou. Enquanto em janeiro, o laboratório realizou 630 testes para detectar o Coronavírus, com positividade de 20%. De 11 de fevereiro a 11 de março, foram realizados 2,4 mil testes, sendo 40% deles positivos.

Foto: Divulgação.

“Após o Carnaval, além da procura ter aumentado muito para os testes, a positividade também está grande para ambas as doenças”, afirma o diretor técnico do Lanac, que é também especialista em bacteriologia, Marcos Kozlowski.

A Banda B também procurou o Unimed Laboratório, que confirmou que a procura por exames mais do que dobrou de dezembro para cá.

Ao todo, o laboratório realizou 557 testes RT PCR entre os dias 4 e 11 de março. Destes, 195 deram positivo. Ou seja, a cada 100 pessoas que fazem o teste, 35 delas positivam para a Covid-19. Já entre os testes rápidos, 115 dos 398 realizados deram positivo, uma taxa de 28,89%.

SUS

No Sistema Único de Saúde (SUS), a procura por exames rápidos teve um aumento de 166% entre janeiro e fevereiro. Enquanto em janeiro, a taxa de positividade era de 19%, em fevereiro passou para 37%.

Ao todo, 27.873 pessoas realizaram testes rápidos em fevereiro nas unidades de saúde e hospitais SUS de Curitiba e a expectativa é de que esse número seja ainda maior em março, já que 14.491 fizeram o teste nos primeiros 11 dias do mês.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Cresce procura por exames de Covid-19 em Curitiba e positividade passa dos 30%

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.