A celebração de Corpus Christi em Curitiba já entrou para o calendário oficial da cidade. Nesta quinta-feira (30), o roteiro da programação começa já cedo, com a confecção dos tapetes, à tarde com missa e no começo da noite show com padre Reginaldo Manzotti. Cerca de 100 mil pessoas são esperadas ao longo do dia. Veja a programação abaixo.

corpus-christi-curitiba-2024-fotos-arquidiocese-3
Foto: Arquidiocese de Curitiba/Divulgação.

Celebrado todos os anos, o evento já faz parte do calendário oficial da cidade, bem como do calendário oficial turístico do Paraná. A cada ano, ainda mais pessoas se reúnem nesta grande demonstração pública de fé e solidariedade.

A programação oficial é organizada pela Arquidiocese de Curitiba, em parceria com a Associação Evangelizar é Preciso, com apoio da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural e demais órgãos estaduais e municipais.

No ano passado, a celebração reuniu 120 mil pessoas. A expectativa é de que neste ano o número seja ainda maior do que o de 2023, enchendo o Centro Cívico.

corpus-christi-curitiba-2024-fotos-arquidiocese-6
Foto: Arquidiocese de Curitiba/Divulgação.

Desde as 8h, cerca de 4 mil pessoas estarão ao longo da Avenida Cândido de Abreu para a montagem do tapete, que deve manter os 2 quilômetros de extensão – o maior tapete de Corpus Christi no Brasil.

Serão dois palcos – um em frente à Catedral, na praça Tiradentes e outro em frente ao palácio do governo, na Praça Nossa Senhora de Salette.

Apresentações musicais, pregações e muita animação vão ocupar toda a grade de programação. Às 11h, está programado um gigantesco “flashmob”, com a participação de cerca de 10 mil jovens.

corpus-christi-curitiba-2024-fotos-arquidiocese-5
Foto: Arquidiocese de Curitiba/Divulgação.

Missa tradicional

Às 15h acontece a Santa Missa em frente à Catedral Metropolitana, celebrada por Dom José Antonio Peruzzo e animada por Padre Reginaldo Manzotti. Em seguida, todo o clero seguido pelos fiéis caminha em procissão, conduzindo o Santíssimo Sacramento pelos 2 quilômetros de tapete.

“É um momento de grande emoção para todos que participam, pois são jovens, idosos, crianças de todos os lugares da arquidiocese unidos em torno de Cristo Eucarístico”

diz padre Juarez Rangel, coordenador geral de Corpus Christi.

O tema deste ano é “Jesus Eucarístico: pão da unidade para a paz no mundo”. Para representar o tema, seis cenas de teatro estão previstas, com grupos de teatro amadores, ao longo da procissão.

“Em um momento de tantos conflitos e guerras, sabemos que o mundo precisa de paz. E nós, como católicos, sabemos que o único caminho possível é através de Jesus Cristo. Por este motivo, desejamos nos unir em oração, ou seja, em unidade, pedindo paz ao mundo todo”

diz Padre Juarez.

Dentro desta temática, haverá também o II Concurso Fotográfico de Corpus Christi. Em agosto, a premiação acontecerá na abertura da exposição, marcada para dia 15, dia mundial da fotografia, que este ano será no Shopping Mueller e depois segue itinerante pela cidade.

corpus-christi-curitiba-2024-fotos-arquidiocese-1
Foto: Arquidiocese de Curitiba/Divulgação.

Solidariedade

Novidade neste ano, a Campanha da Misericórdia pretende arrecadar 10 toneladas de alimentos – que serão destinados para as obras sociais da Cáritas Curitiba e para os atingidos pelas enchentes do Rio Grande do Sul. Serão três pontos ao longo do percurso: praças Tiradentes, 19 de dezembro e na Praça Nossa Senhora de Salette.

Ainda, como nos anos anteriores, haverá partilha de refeições e escuta solidária para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Padres, diáconos e seminaristas estarão disponíveis para o atendimento. Segundo padre Juarez, é uma festa aberta a todos.

“Seja pelo seu cunho religioso, seja pela beleza dos tapetes ou pela ação solidária, todos são muito bem-vindos. Tenho certeza de que todos que participarem vão se sentir acolhidos e felizes em participar”

diz o padre Juarez.

Programação Corpus Christi em Curitiba

Começando às 8h, a programação de Corpus Christi em Curitiba vai até 18h, com o show de padre Reginaldo Manzotti. Veja o roteiro completo:

  • 8h – Início da montagem do tapete com a presença de Dom Peruzzo.
  • 9h – Saída para os hospitais e instituições sociais com a presença de Dom Reginei Modolo.
  • 14h – Momentos de louvor em frente à Catedral, na Praça Tiradentes com a presença da Irmã Ana Paula.
  • 15h – Santa Missa presidida por Dom José Antonio Peruzzo e animada por Padre Reginaldo Manzotti
  • 16h15 – Início da Procissão até a Praça Nossa Senhora de Salete
  • 17h40 – Chegada na Praça com Bênção do Santíssimo.
  • 18h – Show com padre Reginaldo Manzotti.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Com show de Reginaldo Manzotti, Corpus Christi em Curitiba espera reunir 100 mil pessoas em celebração de fé e solidariedade

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.