A confecção do tapete de Corpus Christi reúne centenas de fiéis ao longo deste feriado de Corpus Christi, no Centro de Curitiba. Na manhã desta quinta-feira (8), a reportagem da Banda B esteve nas imediações da catedral curitibana e acompanhou parte dos trabalhos daqueles que sempre se dedicam para manter viva a tradicional festividade católica – veja imagens abaixo.

Corpus Christi Curitiba
Confecção do tapete de Corpus Christi reúne centenas de fiéis no Centro de Curitiba. Foto: Djalma Malaquias/Banda B

A pedido da Guarda Municipal (GM), os fiéis começaram a confeccionar o tapete por volta das 8 horas. Em entrevista, a fiel Luana Aparecida Dias, que pertence ao grupo Encontro de Casais com Cristo (ECC), contou um pouco da experiência de confeccionar o tapete ao lado das duas filhas, uma de 6 e outra de 25 anos. Além das primogênitas, o marido de Luana servia café a outros fiéis.

Participo sempre, desde 2008. A gente se reúne [o grupo], traz o material, confecciona o tapete e depois tem a missa. Às 14 horas começa o show na Catedral, 15 horas começa a missa com procissão. A procissão segue a rua inteira até o final da Praça Nossa Senhora de Salete.

Luana Aparecida Dias.

Os fiéis costumam ficar o dia inteiro no trabalho, antes das festividades religiosas. Além disso, pessoas que vivem em situação de rua também são auxiliadas com comida e bebida.

A gente serve um cafézinho, caso elas ficam com fome. Hoje é um dia de agradecimento a tudo o que Ele no dá. Nossas vidas dependem de Deus, tudo o que a gente tem vem das mãos dele. A gente é grato por tudo.

Luana Aparecida Dias.

Luana ainda falou sobre a oportunidade de passar mais um Corpus Christi ao lado da família. Para ela, o mais importante, é deixar um legado às filhas.

Deixar um mundo melhor para os nossos filhos. Que eles aprendam, desde pequenos, o valor que têm as pessoas, o amor de Deus e que, com este amor, a gente possa acolher melhor as pessoas, sermos mais fraternos e acolher o próximo.

Luana Aparecida Dias.

A GM e equipes da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (Setran) estão na região da Cândido de Abreu/Barão de Cerro Azul para orientar os demais condutores que transitam pelo Centro. Há apenas duas faixas liberadas para a passagem de veículos.

Veja as imagens feitas pelo repórter Djalma Malaquias, abaixo:

Confecção do tapete de Corpus Christi reúne centenas de fiéis no Centro de Curitiba. Vídeo: Djalma Malaquias/Banda B