(Fotos: Daniela Sevieri – Banda B)

Com a oferta de 2 mil vagas, o Mutirão do Jovem Aprendiz atendeu 906 pessoas neste sábado (25) na Agência do Trabalhador de Curitiba. O evento foi organizado pela Secretaria Especial do Trabalho e Relações com a Comunidade (SETR) em parceria com sindicatos que representam empresas do setor de serviços.

Diante do alto índice de desemprego entre os jovens, o mutirão tinha como público-alvo pessoas entre os 18 e 24 anos de idade. “Esse é o segmento que hoje mais carece de empregabilidade no país. Por isso, essa oportunidade surgiu com o apoio das empresas de asseio e conservação da região, que disponibilizaram essas vagas”, explicou o secretário da SETR, Paulo Rossi, em entrevista à Banda B.

Segundo ele, todos aqueles que passaram pelo mutirão devem ser chamados a partir de segunda-feira (27) para dar continuidade aos processos de seleção. “São vagas em diversas áreas, na administrativa, recursos humanos, limpeza… A ideia é que, em um período a pessoa trabalhe e no outro estude, por meio de cursos de qualificação custeados pelas próprias empresas. Ou seja, há uma boa remuneração, a dignidade do primeiro emprego, com todos os direitos preservados”, completou o secretário.

O jovem Andrei Felipe, de 19 anos, aproveitou o sábado para participar do mutirão e garantir uma vaga no mercado de trabalho. “Eu espero sair daqui empregado, porque hoje em dia está bem difícil de conseguir um trabalho, ainda mais que muitos lugares pedem experiência. Como as vagas daqui não exigem isso, acho que é uma excelente oportunidade. O que vier para mim está bom, mas como eu tenho cursos de mecânica, algo nessa área seria bom”, comentou.

Oportunidades

Para o diretor da empresa HigiServ, uma das parceiras do evento, Adonai Arruda, o mutirão é uma ótima forma do jovem conseguir o primeiro emprego e crescer no mercado. “Nós queremos deixar transparente que hoje há a evasão de pessoas daqui para outros lugares, como Europa e Estados Unidos, para arriscar a vida. Lá, muitas vezes elas vão trabalhar em serviço de limpeza, mas aqui não fazem isso. A questão é que a limpeza é fundamental, é a base de todos os outros serviços e é uma área digna para se atuar”, disse ele.

De acordo com Arruda, o candidato deve estar disposto a começar em um cargo menor para, então, progredir. “Se eu quero ser gerente comercial de uma empresa de limpeza, por exemplo, eu preciso saber como se limpa um banheiro. Por isso é importante que as pessoas vejam essa possibilidade de carreira”, finalizou.

O salário oferecido para essas vagas giravam em torno de R$ 1 mil, além de cesta básica no valor de R$ 380, plano de saúde e cursos profissionalizantes.

 

 

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Com 2 mil vagas, Mutirão do Jovem Aprendiz atende 906 pessoas em Curitiba

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.