A chuva forte que atinge Curitiba e região já provocou a quebra do recorde histórico do acumulado para o mês de outubro. A informação foi divulgada pelo Simepar na tarde desta quinta-feira (12). A previsão indica que o tempo continue chuvoso, com alertas para tempestades, inclusive.

Foto: Daniel Castellano/SMCS/Arquivo.

Segundo o Simepar, até às 15h desta quinta, horário da divulgação, a precipitação acumulada em outubro para Curitiba é de 280,4 milímetros. A média para este mês já foi de muito superada (atualizada até o momento em 152,8 mm).

Além disso, o acúmulo também superou o valor histórico mensal de outubro, entre o período de 1997-2023. A precipitação máxima acumulada até 2022 era de 256,8 mm e ocorreu em 2018, conforme o Simepar. 

Embora forneça os dados, os meteorologistas do Simepar não especulam sobre as perspectivas para os próximos dias. 

Segundo o instituto, agora é necessário aguardar os demais dias do mês para registrar e confirmar qual a nova marca que será consignada para o recorde, dado que ainda não terminou nem a primeira quinzena de outubro.

Alerta de tempestade

O feriado deve ter chuvas intensas em Curitiba e região. Entre a madrugada e o começo da tarde desta quinta-feira (12), a capital paranaense acumulou 70 milímetros, com a forte chuva.

O alerta para temporais continua valendo, segundo o Simepar. Foram registradas quatro solicitações por conta de alagamentos nos bairros Campo Comprido, Caximba e CIC.