A UTFPR passou um desafio ao Chat GPT: resolver as 60 questões objetivas do vestibular para ingresso no segundo semestre deste ano. As perguntas foram colocadas uma a uma para verificar qual seria o desempenho da inteligência artificial. Será que a plataforma seria aprovada?
Em comparação com o gabarito preliminar divulgado nesta quarta-feira, dia 07, o Chat GPT só conseguiu acertar todas as questões em Geografia (4/4) e quase fez isso com as disciplinas de Inglês (5/6), Biologia (5/6) e Filosofia e Sociologia (3/4). Em Língua Portuguesa e Física, foi alcançado pouco mais que a metade das questões (5/8).
Enquanto isso, houve uma divisão entre erros e acertos meio a meio em História (2/4) e em Matemática (4/8). Nesta última disciplina, a ferramenta tentou marcar duas opções no item ‘51’, zerando a questão, ainda que uma das respostas assinaladas estivesse correta.
O pior desempenho ficou com as disciplinas de Química (2/8) e de Literatura Brasileira (1/8). Assim, o Chat GPT ficou com 36 respostas corretas e, por obter nota maior que zero, estaria classificado, considerando apenas a prova de conhecimentos gerais.
A plataforma não teria muitas vantagens em casos de desempate com outros candidatos, uma vez que há a previsão para uso das maiores notas de Redação, Língua Portuguesa, Matemática, Física e Química.
De acordo com o cronograma, o Chat GPT, assim como outros candidatos, pode enviar recursos com a devida fundamentação entre 8 e 9 de junho. O gabarito definitivo vai ser publicado no dia 14 do mesmo mês. A nota preliminar da redação sai no dia 04 de julho.
Para saber mais, acesse a página do processo seletivo.
Veja o chat completo e confira as respostas clicando aqui.