No próximo dia 8 de junho, Curitiba se preparara para celebrar o maior evento de Corpus Christi de todos os tempos. “Eucaristia – banquete da vida, fonte das vocações” é o tema deste ano. O evento surpreende tanto em número de fiéis participantes quanto da extensão do tradicional tapete criado por centenas de mãos, de todas as idades. Nos quase 2km de extensão, estão previstos 116 tapetes, confeccionados por paróquias, congregações e movimentos que compõem a Arquidiocese de Curitiba.
Ao todo, espera-se mais de 4 mil voluntários na confecção do tapete, que terá início às 8h. O trajeto será o mesmo dos anos anteriores, ou seja, tem início na pela lateral da Catedral de Curitiba, na praça Tiradentes, percorre toda a extensão da Avenida Cândido de Abreu e termina na praça Nossa Senhora de Salete, em frente ao Palácio Iguaçu.
Em entrevista ao Programa do Luiz Carlos Martins, da Rádio Banda B, o coordenador de Corpus Christi da arquidiocese de Curitiba, Juarez Rangel, afirmou que a data celebra a expressão pública da nossa fé católica em Jesus Eucarístico.
“Para celebrar Cristo, precisamos assumir nosso lugar como cristãos, ou seja, seguir aquilo que Jesus nos ensina a todo momento: o amor à Deus e ao próximo. Neste ano, o tema “Eucaristia: banquete da vida, fonte das vocações” nos faz um chamado a este discipulado” diz o padre.
Além dos desenhos artísticos, durante o percurso da procissão estão previstas cenas teatrais sobre a Eucaristia e Vocação, representadas por ministérios de teatro das paróquias e comunidades.
Nos dias que antecedem o Corpus Christi, o Santíssimo Sacramento percorrerá hospitais, instituições assistenciais e asilo. Este ano, pela primeira vez, também a penitenciária feminina de Piraquara.
O evento já faz parte do calendário oficial da cidade através da Lei 15.219, de 22 de maio de 2018, bem como do calendário oficial turístico do Estado do Paraná, através da Lei 19.466, de 23 de abril de 2018. Para este ano, os organizadores estimam um público aproximado de 120 mil pessoas.
Ações evangelizadoras
Durante todo o dia estão previstas ações diversas com o objetivo de proporcionar aos fiéis vivenciar a sua fé.
- Padres estarão disponíveis para atendimento às confissões durante toda a manhã
- Haverá tenda para adoração ao Santíssimo Sacramento à partir das 8h
- Seminaristas e diáconos farão atendimento às pessoas em situação de rua, oferecendo alimento e um momento de escuta e aconselhamento
- Campanha de arrecadação de alimentos
Corpus Christi em números
- 120 mil pessoas esperadas
- 9 mil pessoas devem comungar neste dia
- 2km da rua decorada com tapetes
- 1 mil ministros extraordinários da sagrada comunhão
- 4 mil voluntários
- 500 refeições distribuídas à população em situação de rua
Programação
• 08h00 – Início da montagem do tapete com a presença de Dom Peruzzo.
• 09h00 – Saída para os hospitais e instituições sociais com a presença de Dom Reginei Modolo.
• 14h00 – Shows no palco da Praça Tiradentes com a presença de Diego Fernandes
• 15h00 – Santa Missa presidida por Dom José Antonio Peruzzo e animada por Padre Reginaldo Manzotti
• 16h15 – Início da Procissão até a Praça Nossa Senhora de Salete
• 17h40 – Chegada na Praça com Bênção do Santíssimo.
• 18h30 – Show com Padre Reginaldo Manzotti