A campanha de solidariedade feita pela Defesa Civil do Paraná às vítimas do temporal que causa a considerada maior tragédia ambiental do Rio Grande do Sul (RS) será ampliada. Nominada SOS RS, a ação estava prevista para ser encerrada nesta quarta-feira (8). Conforme a coordenadoria estadual, somente nesta segunda-feira (6), 190 toneladas de donativos foram enviadas ao estado gaúcho.

campanha defesa civil paraná curitiba
Campanha da Defesa Civil segue quente no 1º Grupamento de Bombeiros, em Curitiba. Foto: Cristiano Vaz/Banda B

O tenente-coronel Félix conversou com a Banda B na sede administrativa do 1º Grupamento de Bombeiros, o quartel do bairro Portão, em Curitiba. Segundo ele, a necessidade da prorrogação foi constatada diante do aumento da necessidade de ajuda pelos gaúchos. Emotivo, o militar agradeceu a todos os curitibanos que sensibilizaram com o momento delicado e contribuem com doações, mesmo que pequenas.

O chamado à população curitibana foi atendido. O que a gente pode dizer é que, realmente, conforta todas as pessoas que estão trazendo donativos para fazer algo aos irmãos que estão sofrendo no Rio Grande do Sul. A gente pede que continuem porque estenderemos a campanha. Estava previsto até o dia 8, mas prorrogaremos porque a necessidade lá está crescendo. Ela continua.

Félix, tenente-coronel do Corpo de Bombeiros.

Em Curitiba, cerca de 70 toneladas de doações dos mais variados materiais foram recolhidos nos últimos quatro dias. Atualmente, há cerca de 250 voluntários atuando na campanha que acontece na capital. Os bombeiros apontam que a Defesa Civil do Paraná já levou 12 caminhões ao RS.

No momento em que falava com o repórter Cristiano Vaz, mais um caminhão era manobrado para recolher doações. Voluntários comemoraram com gritos.

O número que tenho é do 1º Grupamento. Foram sete carretas. A maior delas saiu com 39 toneladas. Só hoje foram quatro e nós estamos com mais três prontas para sair, assim que forem carregadas. Toda essa colaboração está nos trazendo satisfação porque tem sido grandiosa. Por mais que já tenha passado por tantas outras situações, me recordo a de Santa Catarina, anos atrás, comove.

Comove em um primeiro momento porque o sentimento de solidariedade ultrapassa fronteiras. O coração de cada um é como se estivesse ligado com aquele irmão que está sofrendo. Então, como comandante, eu posso mencionar a satisfação em presenciar esta relação humana entre as pessoas. Como o curitibano é solidário, como o curitibano é irmão, como o curitibano é humano.

Félix, tenente-coronel do Corpo de Bombeiros.
campanha defesa civil paraná curitiba
Campanha da Defesa Civil segue quente no 1º Grupamento de Bombeiros, em Curitiba. Foto: Cristiano Vaz/Banda B

A previsão é que a campanha seja estendida até o dia 10 ou 11 de maio. O anúncio pode ser feito a qualquer momento pela Defesa Civil. Clique aqui para ler mais informações sobre as doações e o movimento solidário que acontece por todo o Paraná.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Campanha da Defesa Civil feita ao RS terá prazo ampliado: ‘Prontos para continuar este trabalho’

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.