Emerson Guidolin, repórter cinematográfico da RICTV, sofreu um assalto enquanto trabalhava na manhã desta segunda-feira (23). O repórter estava sozinho no cruzamento das Ruas Raul Pompeia e Juscelino Kubitschek, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), realizando imagens com o drone e uma câmera da emissora paranaense, quando foi surpreendido pelos assaltantes, que levaram o equipamento que estava no banco do carro. O veículo não estava plotado com o símbolo da afiliada da Record no Paraná.

Foto: Reprodução/RICTV

A vítima estava sozinha realizando imagens do cruzamento que, no ano passado, foi o que teve mais acidentes de trânsito na cidade. Quando ele se distraiu para falar com a equipe da TV, os assaltantes chegaram, abriram a porta do carro e levaram a câmera que estava no banco traseiro. O repórter já tinha guardado o drone no porta-malas.

“Eu deixei a câmera dentro do carro, no banco traseiro, para poder tirar uma foto da imagem que eu fiz e enviar para a TV. Como estava um sol muito forte, eu fiquei atrás do carro em ligação com a equipe. Um carro preto parou do lado do meu carro, eu não dei bola, mas me assustei quando o passageiro abriu a porta do carro dele, abriu a porta do meu carro e pegou a primeira coisa que ele viu, a câmera”, disse.

Guidolin reagiu à ação dos bandidos, correndo atrás do carro e tentando quebrar o vidro deles. Nesse momento o repórter caiu e machucou o ombro.

“Por instinto, eu sei que é uma coisa que não se deve fazer, eu saí correndo atrás do carro, segurando pela porta e tentei, com o meu celular, quebrar o vidro do carro deles. Foi nesse momento que eu caí e machuquei meu ombro” contou.

Segundo o repórter, a ação dos assaltantes foi muito rápida. Não foi dada voz de assalto e ele não viu quem levou a câmera.

Emerson Guidolin trabalha há 34 anos na RICTV e nunca tinha passado por uma situação dessas anteriormente. Durante a tarde, o repórter realizou exames para ver se teve alguma fratura na queda.

“Estou numa clínica de fraturas tomando soro para dor, já fiz o raio-x e estou esperando o resultado” afirmou.

O Sindicato dos Jornalistas do Paraná (Sindijor-PR), divulgou uma nota de solidariedade ao repórter cinematográfico Emerson Guidolin:

“O repórter cinematográfico Emerson Guidolin foi assaltado na manhã desta segunda-feira (23) enquanto trabalhava para RICTV Record. O profissional produzia imagens na região do bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

Os assaltantes levaram uma câmera profissional da emissora. O furto aconteceu depois que o equipamento foi guardado no carro da emissora, que estava descaracterizado (sem plotagem), o que descarta um ataque político.

No entanto, o Sindicato dos Jornalistas do Paraná se solidariza com o repórter cinematográfico que, como outros profissionais, está exposto diariamente à violência e repudia atos de agressão à sociedade em geral e aos profissionais de imprensa que continuamente têm sido atacados no exercício de sua profissão.

A Polícia Militar já foi acionada e faz buscas na região. O carro usado para o roubo era preto e insulfilmado. A câmera roubada é da marca Sony modelo XDCAM 320.

Denúncias sobre os suspeitos ou o equipamento roubado podem ser feitas à Polícia Militar, pelo 190 ou diretamente na Delegacia de Furtos e Roubos de Curitiba no (41)3218-6100″