Moradores da rua João Alencar Guimarães, localizada no Campo Comprido, em Curitiba, têm presenciado diversos acidentes. Segundo eles, a causa das batidas seria a retirada de uma lombada eletrônica que havia no local. 

Wagner Brandão, morador da rua, conta que o “caos” começou logo após a remoção do redutor de velocidade.

“Desde que eles retiraram a lombada eletrônica está esse caos. É toda semana.”

relata Wagner Brandão.

O engenheiro mecânico e também morador da rua João Alencar, Éder Lopes de Oliveira, conta que os acidentes acontecem com muita frequência.

“Nos horários de pico, não é tão comum porque o trânsito está bem parado. Mas assim que passa o horário de pico o pessoal consegue correr um pouco mais, aí que vem os acidentes. Já aconteceu caso de ter uma colisão atrás da outra. Teve a colisão, o pessoal estava ali discutindo, vem outro carro e bate de novo.”

explica Éder Lopes.

Caroline Rodrigues Kubrusly, outra moradora, relata que a falta de um redutor também gera outro problema: a demora para pedestres conseguirem atravessar a via.

“Os carros descem em alta velocidade. Está faltando ou um sinaleiro ou uma lombada eletrônica. Nós não conseguimos atravessar a rua, tem que esperar um tempão. Você nunca sabe se eles vão parar na faixa ou não.”

relata Caroline Rodrigues.

Prefeitura diz que retirada aconteceu dentro da legislação do CONTRAN

Em resposta à situação, a Prefeitura de Curitiba disse que, devido a um declive na rua, a lombada eletrônica precisou ser retirada, seguindo a legislação federal do Conselho Nacional de Trânsito.

“Informamos a inviabilidade tendo em vista que se trata de um declive acentuado e nestas condições a legislação federal em vigor do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) não permite tal implantação.”

Prefeitura de Curitiba.

Acidentes preocupam moradores

A reportagem da Banda B já esteve no local duas vezes, em junho de 2023, noticiando casos de batidas entre veículos.

No dia 9 de junho, no cruzamento das ruas João Alencar Guimarães e Frederico Muller, três carros se envolveram em um acidente. Apesar do susto e do estrago nos veículos, as vítimas foram socorridas apenas com ferimentos leves.

No dia seguinte, 10 de junho, um motociclista chegou a ficar inconsciente e precisou ser encaminhado ao hospital, após colidir contra um carro no mesmo cruzamento.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Moradores reclamam de acidentes após retirada de lombada eletrônica em rua de Curitiba: “desde que tiraram está esse caos”

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.