A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba liberou, a partir desta quinta-feira (2), a vacinação contra a gripe para toda a população acima de seis meses de idade, atendendo à orientação do Ministério da Saúde.

vacina da gripe
Foto: Daniel Castellano/SMCS

A cobertura vacinal da campanha em Curitiba, iniciada em 25 de março, atingiu 26,6% do público prioritário até o dia 30 de abril. A SMS conta com cerca de 260 mil doses da vacina influenza em estoque e vai imunizar a população até esgotar as doses disponíveis.

“Estamos entrando no período de maior amplitude térmica e de circulação dos vírus respiratórios. A vacina é a melhor estratégia para evitar o adoecimento, por isso, reforçamos, quem ama, vacina”, diz a secretária Municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

Apesar de liberada para todos os públicos acima de seis meses, a secretária reforça a importância de os públicos prioritários buscarem a imunização contra a Influenza.

“A definição dos públicos prioritários leva em consideração as pessoas mais suscetíveis aos vírus influenza. São aquelas que podem desenvolver casos graves de gripe, inclusive com a necessidade de internação e o risco de morte pela doença”, explica Beatriz Battistella.

Os públicos prioritários da vacina Influenza são: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; pessoas com 60 anos ou mais; gestantes; puérperas (mulheres que tiveram filho até 45 dias); pessoas com doenças crônicas; pessoas com deficiência permanente; trabalhadores de saúde; professores do ensino básico e superior; indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais da força de segurança e salvamento; profissionais das forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores portuários.

Depois de aplicada, a vacina leva cerca de 15 dias para conferir imunidade à pessoa que a recebeu, o que reforça a importância de se buscar a proteção o mais cedo possível, para garantir a imunidade antes da queda brusca das temperaturas, quando há prevalência da circulação dos vírus respiratórios.

A vacina contra a gripe oferecida pelo SUS é trivalente e protege contra a cepa da influenza B, influenza A H1N1 e influenza A H3N2. É contraindicada para menores de 6 meses e também para pessoas que tiveram reação anafilática grave em aplicações anteriores.

Orientações

Para se vacinar, além de ser morador de Curitiba, é preciso apresentar documento de identificação com foto. Pessoas que tiverem doenças febris, inclusive covid-19, devem aguardar a ausência de sintomas para receber sua dose contra a gripe.

A vacina pode ser aplicada em 108 Unidades de Saúde (US) da capital paranaense, das 8h até o final do expediente. Os endereços e o horário de atendimento das unidades podem ser conferidos no site Imuniza Já Curitiba.

A US Ouvidor Pardinho, no centro de Curitiba, é a única que não vacina crianças. Todas as demais vacinam todos os públicos. A SMS também orienta que os usuários cheguem com pelo menos 15 minutos de antecedência antes do horário de fechamento da unidade de saúde, para realizar qualquer vacina.

Outras vacinas

Além da vacina influenza, as pessoas que forem até as unidades de saúde podem atualizar sua carteira vacinal, aplicando as doses que estiverem em atraso. No aplicativo Saúde Já Curitiba é possível verificar se há algum imunizante em atraso. Basta acessar sua conta por meio do e-cidadão com login e senha, clicar em ‘Carteira de Vacinação’ e depois em ‘Pendentes’. O profissional de saúde da sala de vacina também poderá analisar se há outras doses a serem aplicadas.

Atualmente, Curitiba não tem doses da vacina anticovid bivalente, indicadas para aplicação semestral ou anual em públicos prioritários. A aplicação só voltará a ser oferecida na cidade quando a SMS receber novas remessas adquiridas pelo Governo Federal e enviadas aos estados e municípios pelo Ministério da Saúde.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Vacina da gripe está liberada para todos acima de 6 meses de idade, em Curitiba

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.