Discretas, muitas vezes em ruas tranquilas de Curitiba, encontraremos muitas casas e algumas delas com claras inspirações modernistas. Essas casinhas modernistas podem ter sido projetadas por grandes engenheiros/arquitetos como Lolo Cornelsen (a primeira da postagem de hoje), com uma grande e consistente carreira, projetando casas, prédios, autódromos e muito mais no Brasil e fora dele, mas também como na segunda casa, fruto de uma produção local que podem ter sido inspirada nos grandes mestres e ainda, como a terceira casa, essa em madeira, que foi desenhada pelos proprietários claramente inspirada pela gêmea em alvenaria e executada por um hábil carpinteiro.
Não são grandiosas, não são muito vistosas, certamente não formariam aglomerações de alunos e professores de arquitetura à discutir sua relevância para a história da arquitetura, mas contam a história de Curitiba, são manifestações locais e dão identidade para nossa cidade.
A primeira foto é a casa Nelson Justos, projetada em 1945 por Ayrton Lolo Cornelsen, ficava na Rua José de Alencar. Foi demolida em 2014.

Localizada na Rua José de Alencar, foi demolida em 2014. Foto Washington Takeuchi

A segunda casa fica na Av. Nossa Senhora da Luz, num lote extremamente discreto que só encontrei porque o dono da casa de madeira me passou instruções de onde ela ficava.

Localizada na Av. Nossa Senhora da Luz. Foto Washington Takeuchi.

A terceira casa fica na Rua Reinaldino de Quadros no Cristo Rei e nela ainda moram os donos originais. Ela foi construída em 1961, foi desenhada pelo casal que nela vive e cuja fachada foi copiada da casa de alvenaria da segunda foto.

Localizada na Rua Reinaldino de Quadros no Cristo Rei. Foto Washington Takeuchi.
*Washington Takeuchi
O engenheiro elétrico Takeuchi, sempre se interessou por fotografia. Foram várias câmeras e muitas histórias registradas através do olhar treinado pelas referências colecionadas ao longo da vida. A paixão se transformou em projeto autoral e desde 2009, o engenheiro-fotógrafo mantém o blog Circulando por Curitiba, onde diaria e ininterruptamente publica suas fotografias, tendo sempre a cidade de Curitiba como o fio condutor.

http://www.circulandoporcuritiba.com.br/