Não bastasse o reencontro no palco após dez anos, desde o último concerto, entre, Davi Sartori, Raïff Dantas Barreto, e Danilo Koch, desta vez, cada um dos integrantes convidados pelo regente, saxofonista, clarinetista, flautista e arranjador, Gabriel Schwartz, desembarcam em Curitiba, vindos de localidades distintas.

Além do concerto de lançamento, um público formado por crianças e jovens em idade escolar, terá acesso ao repertório e aos músicos envolvidos através dos concertos da contrapartida social do projeto. (Foto: Gilson Camargo)

Gabriel Schwartz está radicado no Canadá, Danilo vive na Alemanha,  Raïff mora em São Paulo e Davi é o único do quarteto em Curitiba. A reunião entre os artistas, consolida o lançamento do álbum, Entalhe no Tempo que será apresentado no pequeno auditório do Teatro Positivo, a partir das 20h, neste sábado (07).

Ainda sem data oficial de lançamento nas plataformas de streaming, segundo a assessoria de imprensa, Entalhe no Tempo deve ser distribuído nos próximos dias. Entretanto, o álbum físico vai estar à venda no dia do concerto.

Com diversas participações especiais em projetos musicais, álbuns e coletâneas, Entalhe no Tempo é o primeiro álbum próprio de Gabriel Schwartz. embora, há sete anos, o músico tenha assinado a trilha sonora do espetáculo, Oxigênio com direção do dramaturgo e ator, Marcio Abreu da Cia. Brasileira de Teatro. Lançado em 2013, pelo selo Sete Sóis e com distribuição pela Tratore, Gabriel Schwartz foi o responsável pela criação das dez faixas que compõem o projeto.

Entalhe no Tempo 

Além de Gabriel Schwartz apresentar a peça original, Suíte de Cenas, o álbum, traz composições de Davi Sartori, Radamés Gnattali, Pixinguinha e K-Ximbinho, com a proposta de uma fusão sonora com a música de câmara, popular e erudita.

No concerto, o público curitibano terá contato com composições inéditas, adaptações e arranjos que sintetizam o lirismo da música de cultura popular e a densidade da música erudita em um só espaço, com uma linguagem musical rica de referências primando pelo virtuosismo técnico e interpretativo. (Foto: Gilson Camargo)

Entre os destaques de Entalhe no Tempo, Davi Sartori assina a peça inédita, Miniaturas do Imaginário Infantil e apresenta a releitura de mestres da música erudita barroca e choro, como Pixinguinha (1987-1973) e K-Ximbinho (1917-1980), na peça Suíte Choro Branco, com uma nova sonoridade.

Em uma adaptação feita para flauta, piano e violoncelo, Sonatina Para Flauta e Violão do arranjador, compositor e pianista gaúcho, Radamés Gnattali (1906-1988) – um dos nomes responsáveis por romper os esteriótipos do erudito e popular no país – integra o projeto.

O violoncelista paraibano, Raiff Dantas Barreto e o percussionista, Danilo Koch que completam o quarteto ao lado de Gabriel e Davi, são nomes consagrados no cenário da música nacional e internacional.

Raiff, como violoncelista solista, já esteve à frente de orquestras como a Municipal de São Paulo, a Nacional (Niterói), diversas orquestras sinfônicas e a Orquestra do Norte (Portugal). Danilo é músico da orquestra Philharmonie Südwestfalen (Alemanha) e foi convidado das orquestras, Essener Philharmoniker, Sinfonie Orchester Aachen e Kammeroper Köln.

Do Canadá para Curitiba

Gabriel Schwartz já está na cidade há alguns dias, onde se apresentou ao lado de Gustavo Schwartz e Fabiano Silveira com o Trio Quintina. Um dos principais grupos do cenário da música, com mais de 20 anos de trajetória e shows em todo o país e exterior.

Com o retorno de Gabriel para o lançamento de Entalhe no Tempo, o Trio Quintina se reuniu e realizou diversas apresentações em Curitiba. Nesta sexta-feira (06), ocorre o último show do Trio, no Bar Jacobina (Rua Almirante Tamandaré, 1365), a partir das 19h30.

O Trio Quintina se apresentou há 15 anos, no aniversário de um ano de comemoração do Jacobina Bar. Ou seja, um show emblemático. Confira todas as informações neste link.

SERVIÇO – Entalhe no Tempo – Concerto de Lançamento
Data: 07 de março
Horário: 20h
Local: Teatro Positivo – Pequeno Auditório
Endereço: R. Prof.Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300
Informações: 32525293 e 984099664
Ingressos: R$30 e R$15 (meia entrada)