A princípio, a composição de Leite de Pedra, faixa que dá nome ao álbum, era até então, uma homenagem para a mãe de Giovanni Caruso, vocalista e guitarrista da banda Escambau. Mas quando ele se deu conta, a composição também retratava a resistência do povo brasileiro. Coincidentemente, no dia das eleições presidenciais, em 28 de outubro de 2018, o álbum começou a ser gravado.

Com nove faixas, Leite de Pedra (2019/independente) foi gravado em Antonina (PR), nas ruínas do século XVIII, na sala de pedras, anexo ao Hotel Gamboa, no centro histórico da cidade.  A produção do álbum é assinada pela banda, em parceria com Luiz ‘Tupi’ Sadaiti, masterização de Sanjai Cardoso e a capa conta com a produção de Maria Paraguaya e fotografia de Luisa Goulart.

Leite de Pedra é um álbum divisor na trajetória da Escambau. Não apenas por celebrar os dez anos de muito rock, mas também, por trazer novas características na sonoridade e, a recém-chegada da baterista, Babi Age, onde ao lado de Giovanni Caruso (voz e guitarra), Maria Paraguaya (voz, synth e percussão), Zo Escambau (guitarra), Yan Lemos (voz e baixo),  completam a atual formação.

Nosso amigo @yuristock já não é mais o baterista do Escambau. Deixou a banda amigavelmente e por seus particulares…

Posted by ESCAMBAUoficial on Wednesday, June 5, 2019

Com os álbuns, Acontece nas Melhores Famílias (2009), Ordem e Progresso Via Pão & Circo (2011), Novo Testamento (2014), Sopa de Cabeça de Bagre (2017) e o EP Electrico (2018), a linearidade sonora da Escambau trouxe em cada um destes projetos, composições com forte engajamento político e críticas sociais.

Em Leite de Pedra, embora as características das letras estejam (necessariamente) presentes, o álbum traz composições mais otimistas, e experimentações sonoras como as faixas dançantes de Anarquia Sentimental e Fascista, interpretadas por Maria Paraguaya. Se com a gravação original do ex-baterista da Escambau, Yuri Vasselai o timbre da ‘batera’ ficou em evidência em todo o álbum, com a chegada de Babi na banda, tirar leite de pedra vai ser um tanto mais avassalador.