As rimas toantes do poema O Forte de Orange – do livro A Escola das Facas, de 1980 – de João Cabral de Melo Neto, são de longe, a mais pura conformidade sobre o embate ao tempo. Inescapável, o projeto de Leticia Sabatella, Poética da Terra em Crise verve nesta rendição inexorável ao âmago do sujeito: entre crises do cotidiano aos questionamentos eloquentes da sobrevivência em um tempo anacrônico.

Gravado em Curitiba para promover o projeto, o clipe “Por Que Você” foi filmado em diversas localidades da capital paranaense. Na imagem, ao fundo, a faixa ‘Vacina é Vida’ no prédio histórico da Universidade Federal do Paraná. (Imagem: reprodução)

Realizado pela Casa de Artes Helena Kolody, Poética da Terra em Crise reúne seis faixas, interpretadas pela mineira Leticia Sabatella e com produção musical e arranjos assinados pelo curitibano Eugênio Fim.

Além da poesia oitentista do recifense João Cabral de Melo Neto, a atriz e cantora, Leticia Sabatella, faz uma celeuma atípica ao reunir diversos artistas e sotaques para construir as composições de Poética da Terra em Crise.

À luz da poesia, ao som da melodia, a Terra ganha sua voz para além dos gritos, das agressões, dos medos, de toda a sombra que a cobre. E mais generosa do que nunca, se faz o nosso único refúgio e tábua de salvação em todo o espaço sideral!, ressalta Leticia sobre o contexto sublime do projeto.

Com o design assinado por Angye Caleff, as artes gráficas ganharam animação em cada uma das faixas disponíveis no canal do YouTube da Casa de Arte Helena Kolody. (Arte: Angye Caleff)

Com sonoridade absolta em plena atmosfera futurista, o projeto conta com as colaborações de Zélia Duncan e Juliano Holanda Apesar do Mundo Tio Tonho Champoski e Eugênio FimSobre HojeChico Paes e Octávio Camargo Laika – e Luiz Felipe Leprevost e Thiago Catarino em Senhores do Ódio.

Divulgado no final de abril, Poética da Terra em Crise foi lançado com o clipe da música Por Que Você – composição de Juliano Holanda – e direção da própria Leticia e com grande elenco formado por diversos artistas da cena em Curitiba (PR) – cidade onde a atriz morou e iniciou suas manifestações pela arte.

o que você tá fazendo da vida?
pra onde você vem?
de onde você vai?
o que você não vê?
o que você não quer ver?
o tempo que se foi e não volta jamais

(trecho de Por Que Você de Juliano Holanda)

Os argumentos ao longo da faixa, ganham veracidade e se contrapõem ao filme gravado em Curitiba. Sonante e dissonante, difuso em letra, acolhedor e até perturbável. Por Que Você, talvez, seja a música responsável por dar o ‘tom‘ ao conceito do projeto.

‘A Poética da Terra em Crise’ é o nosso abraço. Este que parece tão distante, perigoso e inacessível. Mas onde nos seguramos em nossos valores, em nossa beleza, que nunca é desnecessária, em qualquer tempo, divaga Leticia Sabatella.

A música insinua pela sonoridade ibérica e afro-brasileira, com a participação de Edith de Camargo (voz e acordeon), Eugênio Fim (violão, ukulele e baixo) e Vina Lacerda (percussão). Por que Você transcende a essência das indagações ao encontrar a poética de Luiz Felipe Leprevost em Sobrevivência dos Vagalumespoema narrado em off pelo mesmo no clipe.

depois que tudo isso passar
nós vamos pra rua
e a rua não será a mesma
o coração inteiro pra frente
híbrido, bicho, terrestre, aquático, aéreo
que se recusa a morrer
e dança a dança
viva, viva
vamos pra rua quando tudo isso passar
e a rua não será a mesma
(trecho de Sobrevivência dos Vagalumes de Luiz Felipe Leprevost )

Poética da Terra em Crise está disponível no canal da Casa de Artes Helena Kolody no YouTube. A produtora curitibana comandada por Emerson Rechenberg é responsável pela produção executiva da parceria com Leticia Sabatella. E atualmente, Emerson também assina os projetos musicais da Jacu Eletrônico, Duo Sônico e Gastronomusic Festival.