As rimas toantes do poema O Forte de Orange – do livro A Escola das Facas, de 1980 – de João Cabral de Melo Neto, são de longe, a mais pura conformidade sobre o embate ao tempo. Inescapável, o projeto de Leticia Sabatella, Poética da Terra em Crise verve nesta rendição inexorável ao âmago do sujeito: entre crises do cotidiano aos questionamentos eloquentes da sobrevivência em um tempo anacrônico.
Realizado pela Casa de Artes Helena Kolody, Poética da Terra em Crise reúne seis faixas, interpretadas pela mineira Leticia Sabatella e com produção musical e arranjos assinados pelo curitibano Eugênio Fim.
Além da poesia oitentista do recifense João Cabral de Melo Neto, a atriz e cantora, Leticia Sabatella, faz uma celeuma atípica ao reunir diversos artistas e sotaques para construir as composições de Poética da Terra em Crise.
À luz da poesia, ao som da melodia, a Terra ganha sua voz para além dos gritos, das agressões, dos medos, de toda a sombra que a cobre. E mais generosa do que nunca, se faz o nosso único refúgio e tábua de salvação em todo o espaço sideral!, ressalta Leticia sobre o contexto sublime do projeto.
Com sonoridade absolta em plena atmosfera futurista, o projeto conta com as colaborações de Zélia Duncan e Juliano Holanda – Apesar do Mundo – Tio Tonho Champoski e Eugênio Fim – Sobre Hoje – Chico Paes e Octávio Camargo – Laika – e Luiz Felipe Leprevost e Thiago Catarino em Senhores do Ódio.
Divulgado no final de abril, Poética da Terra em Crise foi lançado com o clipe da música Por Que Você – composição de Juliano Holanda – e direção da própria Leticia e com grande elenco formado por diversos artistas da cena em Curitiba (PR) – cidade onde a atriz morou e iniciou suas manifestações pela arte.
o que você tá fazendo da vida?
pra onde você vem?
de onde você vai?
o que você não vê?
o que você não quer ver?
o tempo que se foi e não volta jamais
(trecho de Por Que Você de Juliano Holanda)
Os argumentos ao longo da faixa, ganham veracidade e se contrapõem ao filme gravado em Curitiba. Sonante e dissonante, difuso em letra, acolhedor e até perturbável. Por Que Você, talvez, seja a música responsável por dar o ‘tom‘ ao conceito do projeto.
‘A Poética da Terra em Crise’ é o nosso abraço. Este que parece tão distante, perigoso e inacessível. Mas onde nos seguramos em nossos valores, em nossa beleza, que nunca é desnecessária, em qualquer tempo, divaga Leticia Sabatella.
A música insinua pela sonoridade ibérica e afro-brasileira, com a participação de Edith de Camargo (voz e acordeon), Eugênio Fim (violão, ukulele e baixo) e Vina Lacerda (percussão). Por que Você transcende a essência das indagações ao encontrar a poética de Luiz Felipe Leprevost em Sobrevivência dos Vagalumes – poema narrado em off pelo mesmo no clipe.
depois que tudo isso passar
nós vamos pra rua
e a rua não será a mesma
o coração inteiro pra frente
híbrido, bicho, terrestre, aquático, aéreo
que se recusa a morrer
e dança a dança
viva, viva
vamos pra rua quando tudo isso passar
e a rua não será a mesma
(trecho de Sobrevivência dos Vagalumes de Luiz Felipe Leprevost )
Poética da Terra em Crise está disponível no canal da Casa de Artes Helena Kolody no YouTube. A produtora curitibana comandada por Emerson Rechenberg é responsável pela produção executiva da parceria com Leticia Sabatella. E atualmente, Emerson também assina os projetos musicais da Jacu Eletrônico, Duo Sônico e Gastronomusic Festival.