O organista italiano Salvatore Pronesti irá se apresentar em Curitiba nesta quarta-feira (24), na Igreja Bom Jesus dos Perdões, localizada na Praça Rui Barbosa, 49, no Centro de Curitiba. Será um grande concerto de órgão com participação especial do Coral Vox, Coro Itálico, CCI e solistas. A apresentação de Pronesti, um musicista com rara habilidade da improvisação no período barroco, acontece às 19h30, logo após a missa.
A apresentação faz parte do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPR, em parceria com o Curso de Luteria, o Laboratório de Música, Sonologia e Áudio da Universidade Estadual do Paraná, com o apoio da Pró-Reitoria de Pós Graduação da UFPR, O I Seminário de Cultura Organística de Curitiba acontece de 23 a 31 de outubro, no Departamento de Artes da UFPR e Igreja Bom Jesus dos Perdões.
O organista e organeiro (construtor e restaurador de órgãos) Salvatore Pronestì vem da Itália para oferecer gratuitamente o concerto, com o intuito de despertar o interesse pelo instrumento, tanto em relação ao surgimento de novos organistas, quanto para a prática de concertos direcionados ao grande público.
Salvatore Pronestì é organista e organeiro. Foi aluno de Luigi Celeghin, ao mesmo tempo em que frequentou cursos na área de Musicologia no Instituto de Paleografia e Filologia Musical da Universidade de Pavia, na sede de Cremona. Aperfeiçou-se nas várias escolas de órgão e nas técnicas construtivas lombardas do instrumento, abrindo em Cremona, em 1993, sua própria “Bottega Organaria”, para a construção, restauração e manutenção de órgãos de tubos.
De 1994 a 1996, foi técnico em afinação da empresa “Cav. Giuseppe Ruffatti “em Albignasego, Pádua, colaborando na instalação de inúmeras istrumentos.
Em 1997 mudou-se para Sant’Onofrio (Vibo Valentia), Calábria, estabelecendo-se como o técnico principal da Superintendência da Calábria para a restauração de órgãos históricos.
Realizou concertos em importantes festivais nacionais e internacional, incluindo: Bélgica: Bruxelas (2015, 2016, 2017) e Bruges (2016); Ucrânia: Odessa (Odessa Music Fest, 2016). Odessa (Concerto de Natal, janeiro de 2017), Filarmônica Kmelnivsky (outubro de 2016, janeiro de 2017), Filarmônica de Chernivsky (outubro de 2016, janeiro de 2017, Agosto de 2017), Rivne Philharmonic (Opening Organ Festival, janeiro de 2017), Filarmônica de Kharkiv (inalguração do novo órgão Schuke, Janeiro de 2017) e Filarmônica de Lviv (Festival de Órgão, julho de 2017); Alemanha: Augsburg (2017); Portugal: Porto (Igreja dos Clérigos, maio de 2017) e Guimarães (maio de 2017); Polônia: Zielona Góra (julho de 2017); Canadá: Montrèal (setembro de 2017).