No ápice da balbúrdia mundial onde incertezas refletem a inversão dos valores coetâneos dessa tal modernidade, a poesia musical de Desencanto (Leon Adan/2021) traz um suspiro em pleno aperreio social. 

Com 15 anos de trajetória, Leon Adan faz début em sua carreira solo com o single “Desencanto” disponível em plataformas de streaming. (Foto: Estúdio Séu)

Lançado há pouco mais de um mês, Desencanto é o single responsável por impulsionar a nova fase do músico, cantor, compositor e poeta pernambucano, Leon Adan que, estreia em carreira solo. 

Com 15 anos de trajetória e radicado há três em Curitiba (PR), Leon Adan traz em sua bagagem artística, experiências moldadas em Pernambuco, berço das manifestações tradicionais, onde o artista consolidou sua identidade passando pelo agreste, em Caruaru e também, pela estrondosa Recife. 

Não à toa, ao chegar no sul do país. Leon Adan trouxe a imensurável riqueza da cultura popular pernambucana para a capital paranaense. Desde 2018, ele é reconhecido como um dos principais agitadores culturais de Curitiba (PR).

Leon Adan é responsável pela fundação do Bloco de Pífanos de Curitiba e do trio de forró de 8 baixos, Fole Variado. Leon integra também o Grupo de Música Popular Brasileira da Universidade Federal do Paraná com 27 anos de trajetória. 

Claramente, a estreia na carreira solo, carrega as distintas essências desta trajetória.  Desencanto aflora em sua harmonia as referências da cultura popular, e enaltece principalmente a ciranda com referências do maracatu. 

A música traz a estética de uma ciranda lírica para costurar uma espécie de lamento pela modernidade do mundo e seus efeitos. ‘Desencanto’ aparece como um fenômeno irreversível que desloca o homem do seu meio natural e o coloca num lugar em que ocorre a exploração das almas da nossa idade, distingue o artista sobre a relação do indivíduo e as utopias da modernidade. 

Distribuído pela Tratore em diversas plataformas, Desencanto conta com os músicos, Murilo Macari (baixo), Igor Lazier (violão), Thales Lemos (bateria) e arranjo de Vicente Ribeiro. A música traz ainda a luxuosa participação especial do Grupo de Música Popular Brasileira da Universidade Federal do Paraná

Com produção de Preto Martins e composição do próprio Leon Adan que assina também a percussãoDesencanto é um single instigante tanto pela poética quanto a junção sonora da cultura popular que além de sua múltipla riqueza, reitera a necessidade de vivenciar o presente sem olvidar os valores reais da ancestralidade – deturpados pelo desencanto da modernidade. 

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Lançamento: Leon Adan traz suspiro em ‘Desencanto’

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.