Filho de Ogum e Iansã. Em seu canto, o mistério híbrido de quem carrega a força dos elementos, e encantarias maranhenses. Aos 25 anos de idade, o cantor e intérprete, Daniel Montelles, faz seu début na discografia, com o lançamento de Imensidão (Proeza Mixarte/2021) – primeiro EP do artista.
Com produção de Gusta Proença e direção de Matheus Braga, o EP reúne cinco faixas inéditas, entre elas, Ago Ìyá (Rafael Tavares), Maria Preta (Jesus Lumma), Pedrinha Sumiu (Iara Biancato/Gusta Proença), Alento (Gusta Proença/Daniel Montelles) e Ilú de Iansã (Maria Dulcey).
Na minha cultura, o que a gente pede primeiro, é licença: para poder estar. Nessa conjuntura, Gusta Proença e Matheus Braga estão presentes nesta cultura. Foi muito fácil para mim, unimos as ideias e fizemos, revela o artista sobre a idealização do projeto.
E assim, na arte do encontro, enaltecido pela feminilidade, com pouco menos de 15 minutos de duração – e repleto em sua extensão sonora – nasce o imensurável. “Eu sou muito pequeno para a missão que Oxum me deu. Tudo o que eu vou fazer, preciso pedir licença e buscar na fonte“, conta Daniel, com apreço sobre a relação da sua arte e religiosidade.
Radicado em Curitiba e com raízes fincadas na essência da sua ancestralidade, Daniel Montelles reúne em Imensidão, sua fé, devoção e justiça. Da poética, as canções brindam aos elementos que norteiam a existência empírica do artista.
Esse trabalho, a maioria das letras exaltam os orixás, mas a força maior é o ventre materno, deixa claro.
Não é preciso divagar sobre Imensidão. É um EP envolvente, solar e sereno, evocado de forma pueril nos arranjos e melodias assinadas por Diorlei Santos, Jesus Lumma, Carlito Birolli, Gusta Proença e Matheus Braga.
Distribuído nas plataformas de streaming e lançado nesta quarta-feira (20) – dia de Oxóssi, orixá da caça e da fartura – Imensidão nasce em meio ao caótico ano de 2020, a partir de uma campanha online que deságua em 2021, ultrapassando a meta financeira estabelecida por Daniel.
“Fazer um financiamento coletivo não era minha ideia inicial. Mas, quando eu fiz, me aproximei ainda mais do público“, revela com gratidão, o maranhense que conquistou seu público no sul do país.
Neste sábado (23), Daniel Montelles faz o show de lançamento de Imensidão no A Caiçara com participação de Matheus Braga (violão) e Diorlei Santos (percussão) – com reservas antecipadas e limite de público.