Que Curitiba é bairrista por si só, não é surpresa, é quase uma instituição. Mas, a homenagem feita pelo MUV – Movimento Uniformemente Variado com o EP Bairro Black (2021) vai além de um registro fonográfico, e apresenta para a própria cidade, grandes personalidades que fizeram – e fazem – o elo entre arte e resistência. 

Com produção de Ricardo Verocai e direção de Kátia Drumond, o EP “Bairro Black” está disponível somente no canal oficial do grupo no YouTube. Acima, a arte da capa assinada pela multiartista, Kátia Horn.

Do CIC ao Batel, como sugere a faixa No Mesmo Chão (Jahir Eleutério/Kátia Drumond/Ricardo Verocai/Evangivaldo Santos), a cultura afro-curitibana é marcada por diversas histórias emblemáticas, e rememoradas, faixa-a-faixa ao longo do pontual Bairro Black.

Waltel Branco, Odelair Rodrigues, Laura Santos, Lápis, Saul Trumpet, Mãe Orminda, Isidoro Diniz, Danilo Avelleda, Geisa Costa, Enedina Alves Marques, Megg Rayara, são algumas entre as tantas outras figuras essenciais enaltecidas pelo MUV em cinco faixas que compõem o EP.

Disponibilizado no canal oficial do MUV no YouTube, nesta quarta-feira (28), Bairro Black conta com a participação dos músicos, Flávio Del Vechio (violão), Samir Souza (bateria), Evangivaldo Santos (baixo) e Eduardo Ansay (guitarra).

O EP traz ainda as participações de Kabuto e Cauê Machado nos backing vocals, e a parceria majestosa de Ricardo Verocai e Kátia Drumond que há 20 anos fazem do Movimento Uniformemente Variado um dos principais grupos do groove brasileiro. 

Além da produção do novo EP, o MUV produziu um documentário sobre o disco “Guardiões do Groove” – distribuído nas plataformas de streaming. O filme com direção fotográfica de Pretícia Jerônimo (Lab Secreto) e edição do Ricardo Kenji está disponível no YouTube.

Do samba-soul com referências do RAP, ska, trap e miami bass funk, Bairro Black vai ser apresentado na íntegra nesta quinta-feira (29), em formato live, a partir das 20h30, no canal do YouTube do MUV. Para receber o link de acesso, basta se inscrever gratuitamente no Sympla

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

‘Bairro Black’: MUV enaltece personalidades do PR em novo EP

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.