As trocas de informações e experiências da comunidade de networking de Curitiba chamada de ‘The Masters’ vai virar um livro voltado para empreendedores, empresários e gestores de negócios. Ao todo, 22 autores paranaenses, que estudam e trabalham com cenários e tendências do ambiente corporativo, vão compartilhar tendências em gestão e liderança na obra “Entre Drones e Dinossauros”, que terá evento híbrido de pré-lançamento na terça-feira (12).

Foto: Divulgação.

A comunidade de networking ‘The Masters’ reúne professores, empreendedores, consultores, diretores de empresas e jornalistas. O grupo começou a reunir-se mensalmente após a pandemia de covid-19 para fortalecer vínculos enfraquecidos pelo isolamento.

“Numa das conversas, num almoço, percebemos a riqueza dos temas que estavam sendo abordados e entendemos que precisávamos compartilhar aquele conteúdo em um livro. O José Damigo trouxe a provocação dos ‘dinossauros e drones’, fazendo uma alusão às gerações que precisam se entender […]. Nessa rodada, o nome já estava definido, antes de termos o primeiro parágrafo escrito”

conta o professor José Nascimento, responsável pela coordenação editorial

O propósito do livro será o mesmo do grupo: compartilhar conhecimento. “Estudar, provocar, antecipar e desenhar o futuro que ainda não existe. A proposta pode parecer pretensiosa, mas este é o desafio deste projeto, a partir de uma lente com muitos olhares, plural, multifacetada e focada no futuro”, explica o coordenador de marketing do livro, que também é gestor de marketing, professor e palestrante, Alexandre Conte.

“No ponto final de cada tema queremos desacomodar o leitor e provocar movimento de mudança, desconstrução e reconstrução na sua vida pessoal e na empresa”

explica

Célia Linsingen, professora e consultora, que produziu um capítulo falando sobre marcas e ESG, destaca que “criar um livro a várias mãos, mentes e corações é uma fonte de aprendizado ímpar. Processo criativo, escolhas, estilos, experiências tudo junto mas muito diverso e misturado. Eu estou adorando”. Segundo ela, a oportunidade de ler os demais capítulos, com tamanha diversidade de visões, está gerando grande expectativa também.

“Contar com uma comunidade de pessoas referência em suas áreas, engrandece o projeto e fortalece as relações entre todos nós. O mundo pede por parcerias, pede que caminhemos juntos, que nos sentemos todos na mesma mesa, e, claro, os leitores ganham com um livro de qualidade e conteúdo de alta relevância”

analisa Maria Almeida, socióloga e consultora, que escreveu sobre liderança.

Drones e dinossauros

Segundo os coordenadores do projeto, a convergência entre Dinossauros e Drones (analogia às gerações) é para onde vão as discussões.

“É o caminho a ser trilhado daqui pra frente, em um mundo de ambiguidades, desafios e incertezas em todas as áreas, mas também, de muitas oportunidades”

defende Alexandre Conte.

Sobre o título do livro e de seu capítulo, José Damigo Neto, consultor e conselheiro de empresas, conta que “a auto provocação para o termo veio da maneira como lido com muitas gerações dentro de um mesmo ambiente de trabalho. No primeiro momento isso gera um conflito entre as crenças, daquilo que cada uma dessas gerações acredita, mas isso muda ao longo do tempo”.

Segundo Damigo, nem a atual e nem as novas gerações têm as respostas definitivas para os problemas das empresas e, a melhor saída é combinar os pontos de vista.

Sobre o futuro, o consultor recomenda o que chama de “estratégia antecipatória” (“foresight”), que é desenhar um cenário e futuro prováveis e, a partir desta visão, montar um planejamento estratégico.

Ambidestria

Questionado sobre a questão da ambidestria, o consultor destacou que ela tem 4 divisões: Ambidestria de Operações para o Futuro, no Processo Sucessório, na Alocação Inteligente de Recursos e Ambidestria que trata das questões Geopolíticas e Ambientais.

“Como que eu me preparo para esse novo mundo. Aí entram temas como ESG, externalidade, mutações sociais e responsabilidade sócio ambiental, que precisam estar na mesa das empresas”

ressalta Damigo

Ainda, sobre o centro do tema, José Damigo explica que ambidestria representa a coragem de, independente de geração, o líder ir prospectar cenários futuros para pensar a empresa no longo prazo, mas tomando medidas emergenciais e estratégicas.

“Isso tudo requer ferramentas de planejamento, informação e uso inteligente de recursos e capital”

conclui Damigo

Beta perpétuo

O professor Luiz Gaziri, autor da Ciência da Felicidade, que escreveu o prefácio de “Enrtre Drones e Dinossauros”, faz uma provocação.

“Você tem humildade o suficiente para largar suas crenças, aprender e começar uma nova realidade? Ou acredita equivocadamente que mudar suas crenças é um sinal de fraqueza e falta de comprometimento? Esse livro pode ser aquele empurrão que você precisa para ligar o seu estado Beta Perpétuo, encare-o com coragem”.

comenta o professor Luiz Gaziri

Por Beta Perpétuo entenda-se um movimento constante de mudança e transformação, únicas certezas no mundo atual.

Conteúdo multimídia

Ao final de cada capítulo do livro o leitor será brindado por um conteúdo extra, multiplataforma. Um QR Code vai levá-lo para uma entrevista em vídeo ancorada pelos jornalistas de televisão, Simone Hammes e Fernando Parracho.

Para quem gosta de áudio o material será disponibilizado em formato de podcast no Spotify (lançamento em 12 de setembro). Os leitores ainda têm uma extensão dessa jornada no site www.themasters.blog e no Instagram.

Foto: Divulgação.

The masters

É um grupo de networking que surgiu de forma inusitada, pós-pandemia, e vem ganhando parceiros que têm propósitos e princípios semelhantes: busca e compartilhamento de informações e conhecimento.

Gente aberta ao chamado “lifelong learning” – ao aprendizado amplo, ao longo da vida e em todos os ambientes. O grupo de voluntários se reúne para um almoço mensal de aprendizado.

Serviço

Para saber mais sobre o The Masters, visite o site oficial do grupo. Inscrições para o pré-lançamento do livro “Entre Drones e Dinossauros” pelo Sympla. Para mais informações entre em contato com: Alexandre Conte (41) 98865-3232 ou José Nascimento (41) 99270 1011.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Livro reúne 22 autores paranaenses para falar de gestão, liderança e tendências corporativas

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.