A reabertura do novo Circo da Cidade, localizado no Alto Boqueirão, em Curitiba, está prevista para o fim de julho, após processo de reforma iniciado em janeiro deste ano. O espaço, também conhecido como Circo da Cidade Zé Priguiça, passa por uma modernização completa.

Foto da obra no novo Circo da Cidade em Curitiba
Obras de melhoria no espaço do Circo da Cidade (Zé Priguiça), no Alto Boqueirão. Curitiba. Foto: Hully Paiva/SECOM.

O projeto foi desenvolvido pelo arquiteto e urbanista da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), Pablo Izidoro de Oliveira, e executado por equipes do Departamento de Edificações da pasta. A obra conta com investimento total de R$ 450 mil, sendo parte dos recursos provenientes da Lei Federal Aldir Blanc, por meio da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), e o restante financiado pela Prefeitura.

A proposta arquitetônica aposta em um conceito que valoriza o estilo “raiz” do circo, para preservar os elementos tradicionais ao mesmo tempo em que incorpora melhorias na estrutura.

“De maneira geral, o projeto tem inspiração nos circos tradicionais, mantendo o picadeiro como elemento central e organizador dos espaços de forma integrada. A proposta inclui ainda novos ambientes para atividades culturais, como a Casa da Tenda Atelier e o Camping, para recepção de companhias visitantes. Além de coberturas de alto desempenho e outras ambientações internas que reforçam o caráter lúdico do espaço”

explicou o arquiteto.

As intervenções abrangem desde melhorias na infraestrutura externa até a renovação completa da área interna. Ao todo, foram construídos 1.400 metros quadrados de calçadas em concreto, inclusive dentro da tenda principal, além da implantação de rampas de acessibilidade que conectam os principais espaços, como banheiros e palcos.

Banheiros, camarins, luzes e estacionamento: veja detalhes do novo Circo da Cidade em Curitiba

O novo circo também contará com banheiros masculino e feminino reformulados, vestiário com chuveiro, dois camarins, além de um sistema de iluminação com nove novos postes em LED e a revitalização de outros quatro já existentes.

A área externa deve ganhar um estacionamento com 1.200 metros quadrados, com pavimentação em paver, voltado ao atendimento de ônibus escolares e visitantes.

circo-da-cidade-curitiba-2
Fotos do projeto mostram como ficará o Circo da Cidade Zé Priguiça, no Alto Boqueirão. Foto: Divulgação/Prefeitura de Curitiba

Entre os destaques está a instalação de novas lonas de alto desempenho, com proteção contra chamas e raios ultravioleta, garantindo mais segurança e conforto. Já no interior, o picadeiro com capacidade para 300 pessoas receberá uma ambientação especial. A cobertura terá um efeito visual que remete a um céu estrelado.

Novo Circo da Cidade terá proteção contra descargas atmosféricas

O projeto também contempla a implantação de um novo Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) e a adequação do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI), seguindo as normas vigentes e as exigências do Corpo de Bombeiros.

Para a coordenadora de Circos da Fundação Cultural de Curitiba, Jane D’Ávila, a conclusão da obra representa um marco para a cena cultural da cidade. “É a realização de um sonho há muito tempo idealizado pela comunidade circense e pela Fundação Cultural de Curitiba. E nós conseguimos essa conquista através de orçamento da PNAB (Lei Aldir Blanc) e da Prefeitura de Curitiba. Tivemos o apoio total da Smop, que fez todo o projeto e está maravilhoso. O circo vai ficar lindo”, finalizou.

📲 O Google pode parar de mostrar o portal Banda B. Clique aqui para ver nossas notícias.