Ficam abertas até a próxima segunda-feira, 10 de junho, as inscrições para o Propulsão Cultural, iniciativa liderada pelo Comitê de Cultura do Paraná e que vai assessorar gratuitamente artistas e produtores na elaboração de projetos para o edital da Lei Aldir Blanc de Curitiba.

image-12
Foto: Agência Brasil

Maior programa do Governo Federal para a área, os Comitês de Cultura foram recentemente instalados em todas as unidades da federação. Eles têm o papel de facilitar o acesso de agentes culturais a verbas de financiamento e demais políticas públicas, ampliando a diversidade da produção artística brasileira.

No Paraná, uma das primeiras iniciativas do Comitê é o Propulsão Cultural, que vai dar suporte técnico a pelo menos 50 projetos interessados em disputar o edital da Lei Aldir Blanc de Curitiba, lançado nos últimos dias pela Fundação Cultural.

A proposta conta ainda com o apoio do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado do Paraná (SATED/PR) e do Laboratório de Cultura Digital, da UFPR.

Para participar do Propulsão Cultural, basta acessar o site https://propulsaocultural.comitedecultura.org.br/ e preencher o formulário.

É importante ficar atento a todos os campos, descrevendo o mais detalhadamente possível a ideia do seu projeto, suas expectativas e as dificuldades encontradas na formulação.

Eventuais dúvidas poderão ser tiradas durante uma live na sexta-feira, 07, às 19h, com a participação da equipe do Comitê de Cultura do Paraná. Link: meet.google.com/dtw-vacg-jyv

Na segunda-feira, 10, o SATED/PR ainda manterá um plantão em sua sede, durante todo o dia, para auxiliar nas inscrições. O endereço é: Rua Treze de Maio, 644.

A partir da semana que vem, os responsáveis por cada projeto inscrito serão chamados para reuniões – de forma online ou presencial – com a equipe técnica do Propulsão Cultural. É nessa fase que as propostas serão efetivamente colocadas no papel, em conjunto, e nos moldes exigidos pelo edital da Lei Aldir Blanc de Curitiba.

A equipe do Propulsão ainda irá orientar os participantes na busca da documentação necessária para concorrer aos recursos. Ao fim, todos os projetos serão disponibilizados publicamente.

“Nossa abordagem é alicerçada também na liberdade de conhecimento”, explica João Terra, coordenador metodológico do Comitê de Cultura do Paraná. “Diversidade e acessibilidade são princípios fundamentais pra garantir a inclusão de todos os segmentos da classe cultural.”

Quem faz o Comitê de Cultura do Paraná

O Comitê de Cultura do Paraná é liderado pelo Coletivo Soylocoporti, que venceu o edital publicado em meados de 2023 e assinou um convênio de 24 meses com o Ministério da Cultura. O coletivo existe desde 2005 e participou ativamente, por exemplo, da implantação da política dos Pontos de Cultura, ainda nos primeiros mandatos do presidente Lula.

No Paraná, o Comitê vai trabalhar em quatro frentes principais: difusão de informações sobre políticas culturais; capacitação de artistas e demais agentes para participar de editais; apoio na elaboração de projetos; organização e mobilização da classe artística.

“Nosso propósito é ajudar a construir um ecossistema cultural robusto e dinâmico”, garante João Paulo Mehl, coordenador-geral do Comitê. “A gente aposta na colaboração e na valorização da inteligência coletiva. Por isso, queremos conversar com todo mundo que esteja interessado, criar um espaço democrático. E alcançar inclusive aquele artista que ainda luta sozinho, quase sem reconhecimento, em algum lugar distante dos grandes centros.”

Oficialmente, o Comitê de Cultura do Paraná será lançado no próximo dia 20 de junho, numa cerimônia que já tem a presença confirmada da ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Mais informações
Sandoval Matheus: (41) 9-9998-7805.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Lei Aldir Blanc: Comitê de Cultura do Paraná vai assessorar gratuitamente projetos que queiram disputar verba

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.