O sol se vestiu com as cores do arco-íris neste sábado (05/8), dia do Festival LGBTI+ de Curitiba. O evento levou para a Praça Santos Andrade pessoas de todas as idades interessadas em ver e ouvir os artistas e comprar produtos de artesãos do segmento. A Assessoria de Políticas para a Diversidade Sexual (ADS) promoveu a ação, com apoio da Fundação Cultural e do Instituto Municipal de Turismo.

Foto: SMCS

“Foi um belo evento da cultura e da economia criativa para todos os públicos, uma tarde leve e divertida com mais uma ação afirmativa de valorização do segmento e divulgação da importância da diversidade e do respeito. A ideia é fazermos outro no ano que vem”, disse o assessor da ADS, Fernando Ruthes.

Durante o evento, realizado junto à escadaria do prédio histórico da Universidade Federal do Paraná, foram distribuídos leques com o slogan “LGBTIfobia é crime: denuncie”. No verso do adereço estão os telefones dos órgãos em que devem ser feitas as denúncias –– a Polícia Militar (190) e a Guarda Municipal de Curitiba (153).

Tarde divertida

Familiares e amigas da estudante Juliana Vilardo, de passagem por Curitiba, foram surpreendidas pelo som da diversidade, que alcançava da praça até a janela do hotel onde estão hospedadas desde sexta-feira (04/8). “Ficamos curiosas, descemos pra ver o que era e resolvemos ficar. Está ótimo aqui”, disse.

Para a futura geógrafa, que é carioca e estuda na Universidade Federal do Rio de Janeiro, interagir com as manifestações LGBTI+ é algo natural. “Temos muitos amigos LGBT, gente muito querida”, disse. A playlist também agradou Júlia, de 7 anos, a mais jovem do grupo. Ela vibrou com o cover de um antigo sucesso da apresentadora Xuxa, interpretado pela cantora Helamã Cardozo.

Foram quatro horas de música. Além dos cantores e cantoras, o espetáculo contou com shows de drag queens e burlesco, apresentados pelas irreverentes drag queens Yasmin Carraroh e Juana Profunda. A sonorização ficou por conta dos DJs Mig e Diego.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Festival leva o som da diversidade para cartão-postal de Curitiba

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.