O Dia do Trigo é celebrado nesta sexta-feira (10). E para comemorar a data, nada melhor que um brinde com cerveja.

cerveja dia do trigo
Foto: Pixabay

O estilo típico de cerveja feito com o cereal é especialmente consumido no sul da Alemanha, principalmente nos estados da Baviera e Baden-Württemberg. Porém, com a popularização das cervejas artesanais, elas viraram queridinhas de muitos consumidores no Brasil.

Confira a lista da Banda B em parceria com dicas do Clube do Malte:

Paulaner Hefe Weiss

Uma das melhores cervejas de trigo, a Paulaner Hefe-Weissbier¹ Naturtrüb é sutilmente amarga, não filtrada e de cor amarela turva, esta cerveja com teor alcoólico de 5,5% possui o clássico aroma do estilo Weiss de cravo e banana. Também é conhecida como “cerveja para o café da manhã”, na região da Bavária. Isso por ser uma cerveja de fácil digestão e leve. Com sabores frutados, malte adocicado e cravo, o sabor se assemelha muito aos aromas.

Hefe-Weissbier – em português significa “cerveja de trigo”.

Uma boa harmonização com essa Paulaner é um bacalhau com batata, o dulçor da cerveja irá realçar o salgado do prato e suavizar com a batata.

Schneider Kristall Weissbier

A cerveja Schneider Kristall Weiss TAP 2 possui aroma bastante frutado e fresco. Na boca é efervescente e termina com um delicado amargor, que faz lembrar um espumante. Fabricada conforme a lei de pureza da Baviera, traz as características sensoriais típicas das cervejas de trigo, com notas de cravo e banana. Essa é uma versão de Weiss filtrada, por isso ela é translúcida e no nome o termo Cristal aparece.

Vamos aqui com uma harmonização alemã clássica, cerveja acompanhada de um joelho de porco, os sabores se contrastam e se intensificam.

Karlsbräu Helles Natur Weizen

Esta cerveja artesanal alemã, apresenta coloração dourada e espuma com boa formação, persistente e cremosa. No aroma, destaca-se a presença de banana e cravo, além de um leve amargor. A Karlsbrau Weizen, é uma cerveja refrescante e fácil de tomar.

Uma boa harmonização com cervejas de trigo são peixes e frutos do mar, pratos leves e suaves que não se sobressaem a cerveja, assim após o alimento salgado o frescor e dulçor da cerveja se destacam

Heilige Weissbier

Uma tradicional cerveja de trigo, a Heilige Weissbier apresenta uma coloração âmbar, porém de alta turbidez – característica de seu estilo. No aroma traz notas bem frutadas que remetem a cravo e banana, também uma característica marcante das cervejas Weiss. No paladar é leve, mas de sabor bem pronunciado.

Saladas também são uma boa opção para harmonizar com cerveja Weiss, a leveza do prato combina com o dulçor frutado da cerveja.

Baden Baden Peach Hefeweizen

A Peach é uma Hefeweizen, ou seja, uma cerveja de trigo não-filtrada feita seguindo o estilo alemão pela cervejaria Baden Baden. A adição de pêssegos nessa cerveja de trigo une a drinkability e leveza das Hefeweizen com o sabor do pêssego, adicionando uma nova cama sensorial as notas de panificação, cravo e banana que as cervejas de trigo alemãs geralmente apresentam. Possui 4,9% de teor alcoólico e uma boa formação de espuma.

Uma boa harmonização com cervejas de trigo são algumas variedades de queijo, como os de mofo branco (brie e camembert), como são queijo que combinam com geleias de frutas, aqui usamos o mesmo princípio do frutado que a cerveja oferece para combinar com esse queijo.