George Sada construiu uma longa história no teatro curitibano. Formou-se em dramaturgia pela PUC do Paraná e, em 1995, fundou a academia multiartes Cena Hum, que já produziu mais de mil espetáculos teatrais para mais de dez mil expectadores na capital paranaense.
Atuando, escrevendo, dirigindo e produzindo peças, o dramaturgo foi conquistando o espaço no cenário artístico local e nacional. Até a trajetória de George ir além dos palcos para chegar às passarelas dos concursos femininos de beleza.
O personagem conceituado do teatro curitibano se tornou um prestigiado missólogo e hoje participa ativamente de concursos de misses no país e no mundo.
Tudo começou em 1968, aos cinco anos de idade, quando George teve o primeiro contato com aquilo que se passaria a ser conhecido como missologia. Na época, o termo ainda não existia.
A curiosidade despertada nos concursos brasileiros de misses chamou a atenção de George, que hoje é reconhecido como missólogo, antes mesmo do próprio nome existir.
“Nos anos sessenta, ganhei uma revista sobre concurso de misses e iniciei minha coleção. Daí para frente não perdi um só evento”
conta George Sada
O termo missólogo surgiu só há poucos anos para classificar o profissional que pesquisa e estuda os concursos de beleza. “Mas me considero um, sim, desde pequeno”, explicou George sobre a relação dele com a nova atividade profissional.
Com o passar dos anos, George se fez presente como missólogo em uma série de concursos, como o Miss Paraná Beleza Internacional (1987), Miss Paraná Universo (1997-2006), Miss São Paulo (2006), Miss Progress Brasil (2014-2017), entre outras experiências desta profissão.
Com tantos momentos vividos na missologia, George colecionou inúmeras histórias e experiências. Esteve presente em concursos no Copacabana Palace do Rio de Janeiro e nos eventos com grandes nomes da história brasileira das Misses, como Grazi Massafera, Martha Rocha, Martha Vasconcelos, Priscila Meirelles e outras.
George reconhece que suas formações no teatro e também como psicólogo o ajudaram no trabalho junto às misses.
“Ter estudado aspectos do comportamento humano e sua dinâmica de personalidade, a atuação na área teatral, ter sido modelo e bailarino no passado, ser empresário e professor nas artes cênicas foram determinantes para vencer no universo dos concursos de misses”.
afirma
Conhecer novos países e lugares apaixonantes é o sonho de muitas meninas. O trabalho que George desenvolve com elas pode proporcionar algumas voltas ao mundo a cada uma.
George já agenciou mais de 150 misses. Entre concursos e viagens, conquistou prêmios e recebeu homenagens. Já participou de eventos de beleza no exterior, como na Itália.
Ao olhar para trás e ver tudo o que já conquistou, o diretor de teatro, ator, psicólogo, dramaturgo e missólogo George Sada foi categórico ao declarar: “enquanto as pessoas me definem pelo óbvio, eu me conceituo pelo detalhe.”
Irrequieto, George Sada tem planos para o futuro, como convém a um missólogo que não se contenta com o que já conquistou.
“Quero colocar o Brasil no Grand Slam dos concursos mundiais de beleza”
pontua ele.
*Reportagem dos alunos do 2˚. ano de Jornalismo da PUC-PR.