Em meio ao riso e às múltiplas emoções suscitadas pela arte da palhaçaria, a Telúrica – Festival Feito por Palhaças chega à sua terceira edição. O festival abraça em sua programação artistas que vêm de diferentes regiões do Brasil e que entre os dias 10 e 15 de dezembro, ocupam diversos espaços da capital paranaense. Os ingressos para as apresentações funcionam no sistema de contribuição espontânea no chapéu.

Entre 10 e 15 de dezembro, a Telúrica oferece espetáculos, cabarés, oficinas, cortejo, bate-papos, cinema e festa de encerramento. Tudo acontece em diferentes endereços: a Alfaiataria Cultural recebe as oficinas; a Caixa Cultural Curitiba recebe os bate-papos e os espetáculos; na Praça Santos Andrade e no Passeio Público serão apresentados os espetáculos de rua. A festa e o cabaré de abertura serão no Espaço Fantástico das Artes (EFA) e o Teatro do Memorial recebe o espetáculo de encerramento.
Desde a sua estreia, em 2019, a Telúrica surgiu com o propósito de repensar a cena da palhaçaria e a produção cultural feita por mulheres, bem como incentivar a criação de redes entre artistas e desenvolver outros modos de gestão colaborativa. Idealizado e organizado por um grupo de palhaças e produtoras culturais em formato colaborativo, a Telúrica é um evento que começou a nascer em 2018.
“Em outros festivais as pessoas questionavam sobre o movimento de palhaçaria em Curitiba e também sobre as palhaças da cidade. Foi então que para fomentar a rede de artistas e também novos modos de pensar e produzir festivais, nos unimos buscando fortalecer a arte da palhaçaria, produção e técnica nesse meio “, contam as idealizadoras.

Entre as convidadas e convidades estão artistas de diferentes gerações vindas do Tocantins, Maranhão, Pernambuco, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e também Equador. Todas as atrações são com contribuição espontânea no chapéu, o que possibilita a entrada gratuita e abre a possibilidade para contribuições diversas, democratizando o acesso à arte.
Para conferir a programação completa da 3° Edição da Telúrica – Festival Feito por Palhaças acesse o Instagram @teluricafestival.