Há seis anos, o Música é o Canal estreou pelo Eu Amo Curitiba e revelou toda a sonoridade da capital paranaense, entre lançamentos, entrevistas exclusivas e ao vivo, curiosidades sobre a cena musical e promoções. Sempre com o intuito de fugir dos algoritmos e compartilhar novos moods.
>> Assista as entrevistas ao vivo com diversos artistas pelo estúdio
Nesta nova fase, o jornalista, apresentador e editor-chefe do Música é o Canal, Lucas Cabaña retorna onde tudo começou para atualizar semanalmente o que tem rolado musicalmente pelo Paraná. Para começar, uma lista das boas com os principais lançamentos das últimas semanas!
[Na foto] Da esquerda para a direita: Mayah, Seithy, Brenda Mota, Marc Yann, Nicolas Cândido, Mari Martins, Bruna Pena e Resp, são alguns dos destaques. Confira abaixo e ouça a playlist de julho completa, com exclusividade pelo Spotify.
Estreia: Mari Martins lança parceria com Stéphany Mattanó
Algumas canções nascem saudadas pela cosmovisão poética. Outras, quando trazem as forças dos elementos, abrem os caminhos para trilhar novas possibilidades em suas pluralidades poéticas. E assim, Mari Martins mergulha fundo nas águas para celebrar a sua estreia musical como compositora com o single “Rainha do Mar” (Pluri Art Produções), parceria da artista com Stéphany Mattanó, assinada pela produtora Tom Maior. Como sugere, “Rainha do Mar” é um encontro sonoro envolvente, com referências do Ijexá e afoxé. Odoyá!
“A canção nasceu em 2018, como um batismo por Iemanjá, guardada como um mantra por mim e Stéphany Mattanó até ser gravada após o nascimento da minha filha”, revela.
(Assessoria de imprensa: Pluri Art Produções | Foto: Pluri Art Produções)
Mayah faz da brasilidade a sua morada em ‘Esquinas’
Estamos estacionados em “Esquinas“(MAYAH), o novo single de Mayah com produção de Brasileiro e direção de Stéfanos Pinkuss. Não bastasse esta junção sonora – que só poderia reluzir – a percussividade de Márcio Rosa eleva as possibilidades da música que ganha peso com a mix e master de Fred Teixeira, e ainda, o backing vocal de Fernanda Coral.
Daquelas músicas para ouvir no repeat de tão solar, nem parece que o clipe foi gravado pelas gélidas ruas históricas de Curitiba. Com direção visual assinada pela também cantautora Bruna Thimoteo, “Esquinas” antecede o EP de estreia de Mayah: “Venusiana” – sem data oficial de lançamento. Ansiosos, aguardamos.
“’Esquinas’ é a canção que inicia a jornada afetiva de Venusiana. Traz como cenário a rua, esse lugar de passagem cotidiana, mas que também é uma travessia de possibilidades, dentre elas, surpresas, inesperados, momentos de contemplação, abstração e espera – e aí que entra o afeto como via de transmissão – o encontro com aquilo que se contempla, que se deseja sem a necessidade de limitar, mas permitir que o outro seja para mim de forma espontânea e que eu seja para além das fronteiras do meu próprio corpo“, reflete a artista.
(Foto: Malcolm Carvalho | Assessoria de imprensa: Build Up Media)
Seithy faz do primeiro álbum um encontro atemporal necessário
Um álbum que já esperávamos por aqui com ansiedade. “Haikai Espiritado” (Selo Diáspora) vai ao pé da letra do que o próprio nome anseia. Seithy, lança seu primeiro álbum e faz um delírio onírico em seu début, ao longo de oito faixas. Para quem não está com a audição habituada, pode até causar certa estranheza, mas permita-se. Relativamente curto, ao longo de quase 20 minutos, Seithy vai além da experimentação e condensa um projeto singular onde a palavra falada é um detalhe em meio ao imensurável mundo sonoro – com exceção da faixa “Mundo Esperança” com part. de Jadsa.
Elementos japoneses, noise e samba enriquecem as propostas que, segundo o próprio, dialogam entre o caótico, saturado, conflituoso e humano entre não-lugares.
“Depois de anos num coma colonial, entre não-lugares, inseguranças e naturalmente alocado à margem do possível, decidi saltar. Existo nesse salto, livre, caótico, saturado, conflituoso e humano. De som e de ser”, resume.
(Foto: Divulgação | Imprensa: Build Up Media)
Ao vivo: Bruna Pena apresenta música inédita pelo Arena Sessions
Multifacetada é uma das palavras que definem a engenhosidade da Bruna Pena e a sua relação com a linguagem artística. Principalmente quando se trata do audiovisual e a música. Mas, quando ambas as possibilidades se cruzam, ela sabe ir direto ao ponto. E assim foi com a sua performance ao vivo, pelo projeto Arena Sessions, promovido pela Rede Furacão e com a curadoria de Marcel Bely.
Gravado no Estádio Joaquim Américo, a cantautora curitibana apresenta ao vivo, as músicas “Get Me In The Wind” – lançada também em single em fevereiro pela Dorsal Musik – e a inédita “Lighter”, ao lado guitarrista Henrique Geladeira – responsável pela produção musical.
(Capa de “Get Me In The Wind”)
Além dos vídeos disponíveis pelo canal da Bruna pelo YouTube, com exclusividade no site da Rede Furacão, os assinantes podem assistir a performance na íntegra com outras músicas do repertório da cantora e compositora. Pelo Arena Sounds também é possível conferir as apresentações das bandas Marrakesh e Bad Luv.
“Quando Marcel Bely, o idealizador e curador do projeto, comentou comigo que achou incrível a ideia de colocar os espelhos com meus reflexos me encarando, como se eu não pudesse fugir de mim mesma, eu fiquei imensamente feliz. Não tinha pensado nesse sentido e, no entanto, reverberou nele dessa forma, que também dialoga com outros conceitos que tenho trabalhado, como a ideia de que minhas músicas são diálogos de mim com meu eu lírico. Pra mim é gratificante gerar sentidos e tocar as pessoas, e é o que me deixa mais feliz com o que criamos nesse episódio de Arena Sounds”, reflete Bruna.
(Assessoria de imprensa: Build Up Media | Foto: Carolina Castanho)
Nicolas Cândido chega com clipe acústico do single ‘Resolvi Seguir’
Após divulgar a versão de estúdio, dois meses depois, Nicolas Candido apresenta “Resolvi Seguir – Acústico” pela Marã Música. Composição do próprio artista, aos 22 anos, ele é um dos principais nomes da nova geração da música brasileira. Os números comprovam a relação musical com o público: mais de 11 mi de plays no Spotify e 24 mi pelo YouTube.
O artista curitibano celebra com a versão acústica, após alcançar mais de 250 mil plays com “Resolvi Seguir“, gravada no Estúdio Fibra e masterizada na Flórida com a produção musica de Paul Ralphes – que já trabalhou com diversos nomes conhecidos como Giulia Be, Jão, Sandy & Junior, Lucas Pretti, Skank, Roberta Campos, entre outros.
“Resolvi Seguir – Acústico” chega acompanhada de um registro disponível pelo YouTube com a direção de Giovanni Vieira em parceria com o próprio Nicolas Candido. A direção musical e captação é assinada por Rafael Skraba, com quem Nicolas dividiu diversos trabalhos ao longo de sua trajetória.
“Eu acho que quis trazer toda essa questão da letra e da composição no voz e violão, que considero uma forma muito minha, na voz e violão”, conta o artista. “Foi como eu compus a música, então decidi fazer essa versão“, completa.
(Assessoria de imprensa: Marã Música e Lavi Comunicação & Mkt | Foto: Divulgação)
Brenda Mota voa em novos ares com single em parceria com Matheus Audan
Aos 15 anos de idade e com timbre único, Brenda Mota alça novos voos com o single “Borboletas” (Marã Música) em parceria com o cantor Matheus Audan. Galgando seu espaço pela cena da música brasileira, desde 2022 quando fez seu début na discografia nacional, Brenda Mota tem compartilhado suas composições com Matheus Audan. “Borboletas” é o sexto trabalho da artista curitibana ao lado dele e sucede os singles “Os Anjos” e “Como Faíscas“, ambas lançadas neste ano, também pela Marã Música.
(Assessoria de imprensa: Lavi Comunicação & Mkt/Marã Música | Foto: Duda)
Abre a pista: Marc Yann chega com hit em ‘Combinado’
Alou yags, corre aqui, tem hit para a pista! Sempre que rola um lançamento pop, a gente já sabe que a trend é certa. “Combinado“, o novo single do paranaense Marc Yann traz a parceria com a drag mineira Terumi. Entre o eletrônico e a receita usual do clichê pop, “Combinado” marca a nova fase de Marc que tem apostado sua estética em referências da cena queer. Pelos stories, Marc confirmou o próximo single e vai chegar com o ar mais romântico – ainda sem data oficial de lançamento.
“Estava sem ideia para criar um single que fosse voltado para as pistas de dança, então, resolvi pedir ajuda de quem me acompanha nessa jornada que são os fãs, e fui mostrando de fato como é o processo da criação de uma música do zero, sem esconder nada. A música eletrônica está comigo desde meu primeiro álbum como parte do meu DNA, então quero me divertir e curtir essa fase de experimentar novos sons que estão bombando e entregar algo que possa ser tocado em qualquer lugar”, comenta o artista.
(Assessoria de imprensa: Julia Diniz | Foto: Leandro Silva)
Resp divulga nome do próximo álbum com novo EP e clipe
De longe, a poética sonora de Resp é um diferencial na cena da música. Há cada projeto, propostas unem linguagens e parcerias, potencializando a obra do artista. Desta vez, em “entre as peças não tem espaço pro amor!“, Resp conta com a interpretação visual de Yorka que assina a direção, edição e arte com uma animação repleta de GIFs hipnagógicos. Boa parte do clipe foi criado com animações desenhadas à mão e finalizadas no digital. Um trabalho meticuloso que se destaca especialmente nas produções cíclicas.
“Dei liberdade total pro Yorka criar em cima da música, ajudei apenas colorindo alguns desenhos ou selecionando alguns loops” conta Resp.
Anti-pop como Resp reitera a própria sonoridade, mas longe de encaixá-la, ou minimizá-la em qualquer miolo sonoro, “entre as peças não tem espaço pro amor!“, também está disponível em plataformas de streaming, com mix e master do produtor musical Leonardo Gumiero.
A faixa promove o EP “S2 CORAÇÃO MODIFICADO” e conta também com as músicas, “PARADO NA ESQUINA” e “Llaves del Mundo” – que não sai do nosso repeat. O novo projeto é o segundo de três EPs que Resp prometeu para este ano e em outubro formam seu terceiro álbum: “SUBSOLO“.
(Assessoria de imprensa: Lobulo | Foto: Divulgação)
Outros lançamentos
Curtiu os destaques? Confira outros lançamentos de Julho com a curadoria do Música é o Canal em parceria com as principais assessorias de imprensa, selos, gravadoras, licenciadoras, editoras e artistas independentes. Ouça com exclusividade Spotify!