Quem já esteve no Norte e no Nordeste certamente já percebeu que o mundo da música, por lá, tem cor e som diferente. É possível sentir felicidade no que se ouve. Mas nem sempre é fácil para aqueles artistas conseguirem quebrar as barreiras e conquistar outras regiões. Exemplo claro disso é Manu Bahtidão. Com mais de 20 anos de carreira, a cantora começou agora a ver isso acontecer. 

Foi exatamente nessa pegada que, no último sábado (6), Manu chegou a Live Curitiba. Essa foi a primeira vez da cantora se apresentando no Paraná. Para ela, sonho realizado. Veja a entrevista completa abaixo.

manu-bahtidao-em-curitiba-foto-lucas-sarzi-capa
Foto: Lucas Sarzi/Banda B.

À Banda B, Manu Bahtidão comemorou dizendo que, finalmente, conseguiu um feito que poucos alcançam. 

“Furamos a bolha, conseguimos entrar no Sul do Brasil. Eu amo essa região, sou apaixonada, sempre passava por Curitiba quando ia a Gramado, gosto de pegar a estrada. É um lugar que eu amo, já passei muito por aqui, mas é a primeira vez que venho fazer show. Confesso que eu to encantada, fiquei “uau, como assim?”, de verdade, muita gente, fiquei muito feliz com a recepção e o calor do povo de Curitiba”.

Apesar de ter vindo cantar pela primeira vez na capital paranense, o som de Manu Bahtidão já é ouvido por muita gente no Paraná. Curitiba está entre as cinco cidades que mais ouvem as músicas da cantora no Spotify, por exemplo.

“Não é uma novidade que o nosso som toca bastante aqui. A gente já pesquisa há muito tempo e muita gente queria que a gente viesse há muito tempo, e a gente veio agora. Espero voltar mais vezes, de verdade”. 

Manu estourou nacionalmente em 2023, mas a história na música vem de bem antes: desde 2007 canta na região, passando por algumas bandas que lhe deram muito conhecimento musical regional. 

Para ela, essa trajetória na música só a fez entender que estourar nacionalmente tem um motivo e uma missão: disseminar a cultura do Pará pelo Brasil.

“Acho que é muito importante, eu trago a música de periferia do Pará, do Norte, que é o tecnomelody. Nossa música era muito regional, a galera tinha muito preconceito com o nosso som, e hoje estar no Sul do Brasil trazendo nossa canção, nosso som para todo mundo, porque eu cantei 95% do repertório inteiro da Manu Bahtidão e graças a Deus o público não virou as costas. É muito louco, a gente vir de tão longe uma cultura e um som completamente diferente do que a galera ouve aqui e ser recebida dessa forma é motivo de muita alegria, muito orgulho e muita força. Por muitos anos a gente foi muito discriminado e estar aqui é mais uma vitória pra gente. Então estou muito feliz”.

Veja a entrevista completa com Manu Bahtidão:

Parcerias por vir

Atualmente, os artistas têm conseguido cada vez mais destaque através dos “feats”. As famosas parcerias. No caso de Manu Bahtidão não foi diferente: a música que a fez estourar foi gravada em parceria com Simone Mendes. Daqui Pra Sempre alcançou o top 4 do Spotify Brasil.

Pensando nisso, Manu Bahtidão já buscou novas parcerias: gravou com Mari Fernandez, com Guilherme & Benuto, Melody e muito mais está por vir. A próxima, inclusive, é com Anitta.

“Tem muitos feats incríveis, com grandes artistas, músicas que já estão até gravadas. Tem um álbum que eu quero lançar, só não sei o formato ainda, porque toda hora eu mudo. Sou aquariana com ascendente em escorpião então eu to meio perturbada, mas sai e sai da melhor forma. Aguardem que tem muita novidade, além do feat com a Anitta tem outras parcerias bem gigantes que eu diria que a galera vai curtir muito. Não vou falar agora pra não estragar a surpresa”.

Quando o objetivo vai além de “só fazer sucesso” e sim mostrar a música do Norte, Manu comemora que as parcerias têm papel fundamental.

“Agregam muito porque a gente entra em outros ambientes, outros nichos que a galera não curtia, a gente pega outro público para mostrar a nossa cultura. Daqui pra Sempre abriu as portas do nosso ritmo musical para o Brasil, apresentou nossa música para o Brasil, e aí a gente vem com as outras canções, outras parcerias, para abrir ainda mais o nosso leque”.

manu-bahtidao-em-curitiba-foto-lucas-sarzi
Foto: Lucas Sarzi/Banda B.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Manu Bahtidão se apresenta pela primeira vez em Curitiba e comemora: “Furamos a bolha”; veja entrevista

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.