Ao longo de sua trajetória, ele se tornou uma das vozes mais inconfundíveis do país, com uma história sólida que se tornou a sustentação de seus 50 anos de carreira. Foi com toda essa força que José Augusto se apresentou em Curitiba na sexta-feira (13), transformando o dia marcado por superstição em emoção. Veja a entrevista abaixo.
A nova turnê, que ganhou o nome Histórias em Canções – 50 anos, é um projeto grandioso de celebração, que traz a direção musical assinada pelo próprio José Augusto.
Ao longo dos anos de carreira, o artista aprendeu a sempre participar de todos os processos: da composição, que se tornou conhecido, até a produção. À Banda B, José Augusto disse que isso tudo faz parte do que ele considera ser a maior conquista musical nesse tempo todo.
“O meu sonho, a minha perseverança, o meu otimismo, isso é uma conquista. De nunca desistir, de estar sempre disposto a recomeçar”.
- É neste sábado! Caetano e Bethânia se apresentam juntos em show histórico na Pedreira Paulo Leminski
Olhando para a música, de modo geral, o cantor e compositor avalia que ainda temos muito a melhorar, pois também regredimos um pouco. Na opinião de José Augusto, a evolução depende do cuidado com o básico: o conteúdo.
“Algumas coisas precisam melhorar. A gente precisa se preocupar mais, principalmente, com as letras. A gente precisa se preocupar bastante com isso, para dar continuidade à nossa verdadeira música brasileira”.
Resgate na história
No show, o cantor busca não apenas relembrar os sucessos que marcaram a própria trajetória, mas também um toque especial ao apresentar músicas que ele interpretou de outros artistas e aquelas que foram eternizadas por intérpretes que celebraram suas composições.
No embalo das releituras e esse olhar ao próprio repertório, José Luiz comentou qual seria uma música clássica de seu currículo que gostaria de regravar. E quem chamaria para participar.
“Poderia ser Fantasia, que é uma canção ainda hoje muito atual, com uma letra fácil de mexer, de modificar. E chamaria um dos meus amigos. Quem sabe Leonardo, quem sabe o Fábio, quem sabe o Zezé, o Daniel, pessoas que eu falo bastante por telefone, falo bastante e me comunico bastante”.
No show, não faltaram seus hits como Chuvas de Verão, Evidências, Separação, Indiferença, Sábado e Fantasias. José Augusto também trouxe surpresas como Ainda Ontem Chorei de Saudade, composição do amigo Moacyr Franco, e Te Amo, Te Amo, Te Amo, sucesso de Roberto Carlos.
Veja a entrevista completa com José Augusto:
Agradecimento
As vindas de José Augusto à Curitiba são sempre com teatro lotado. Dessa vez, com produção da Plateia Oficial, não foi diferente. O Teatro Positivo se encheu de brilho e saudosismo para recebê-lo.
E o que dizer para o público, que ao longo destes 50 anos o acolheu? José Augusto foi bem direto em agradecer.
“Muito obrigado por tudo que vocês têm me dado durante todos esses anos, esses 50 anos de carreira. Muito obrigado pelo carinho que papai do céu proteja a todos”.