Curitiba pode não ter o The Town, mas ganhou o único show exclusivo dos Foo Fighters, em um espetáculo que incendiou o Estádio Couto Pereira na noite desta quinta (7). Com ingressos esgotados, a banda de rock americana fez ferver o som para o público de 42 mil pessoas. Veja fotos e vídeos abaixo.
O grupo formado por Dave Grohl (voz e guitarra), Nate Mendel (baixo), Chris Shiflett (guitarra), Pat Smear (guitarra), Josh Freese (bateria) e Rami Jaffee (teclados) retornou à capital paranaense após cinco anos da primeira vinda, quando tocaram na Pedreira Paulo Leminski.
Após a morte do baterista Taylor Hawkins, em 2022, os fãs ficaram em dúvida se os Foo Fighters continuariam. Não só deram prosseguimento, como lançaram um dos melhores álbuns da carreira, “But Here We Are”.
O carinho da banda pelo público brasileiro ficou nítido em uma das falas de Dave Grohl, que foi enfático ao afirmar que “não existe povo mais enlouquecido e caloroso do que o povo brasileiro, e todo artista sabe”.
O setlist trouxe todas as fases da banda, com os Foo Fighters cumprindo a promessa de tocar uma música de cada álbum.
Wet Leg: promessa do rock
O Wet Leg, duo britânico formado pelas amigas Rhian Teasdale e Hester Chambers, estreou em solo brasileiro e não decepcionou. Com a sua mistura de rock, pop e post punk, animou o público com canções conhecidas do público jovem, como “Piece of Shit”, “Angelica” e o hit “Chaise Longue”.
Mesmo tímidos de início, entregaram um show descompromissado e empolgante, mostrando porque são consideradas como grande promessa do rock. As meninas tem futuro.
Garbage: atitude e carisma
Quem viveu a segunda metade dos anos 90 sabe da importância e da potência que é o Garbage. Contando com Shirley Manson à frente (simplesmente uma das melhores vocalistas de rock de todos os tempos), a banda formada por Duck Erikson e Steve Marker (que se dividem entre guitarra, baixo e teclados) e a lenda Butch Vig (bateria) entregou o que se esperava, mas conseguiu ir muito além.
Hits de diversas fases do grupo fizeram a alegria do público presente, com destaque para as interpretações de Stupid Girl, Vow, Only Happy When It Rains e Push It.
Além das hipnóticas performances de Manson e Butch Vig, é importante citar que ele é o homem por trás da produção de Nevermind o álbum que catapultou o Nirvana para a fama. Sem contar Wasting Light e Sonic Highways, dois registros clássicos dos Foo Fighters.
Foo Fighters: apresentação explosiva
Não é novidade para ninguém que Dave Grohl é considerado um dos caras mais legais do rock. A sua energia e carisma como frontman são inegáveis. Mas o que continua a surpreender é a sua jovialidade comandando os Foo Fighters, mesmo após quase 30 anos de carreira.
Tratando o palco como uma extensão de sua casa (ou estúdio), Dave já começa a apresentação com os dois pés na porta, justamente para incendiar o público o mais rápido possível.
E motivos para isso não faltaram. O grupo desencadeou, em seu início, três megahits: All My Life, The Pretender e Learn to Fly.
Porém, existiram alguns momentos em que o grupo, com muita consciência, “jogou a bola” para Grohl fazer o gol, como nas épicas Walk, Times Like These e Best of You.
Assim como o Garbage, a união perfeita entre o Foo ficou perceptível em músicas como My Hero, Breakout, These Days e Monkey Wrench. Afinal, rock é química, e os integrantes do Foo entendem (e dominam isso) muito bem.
Ainda houve espaço para novos e potenciais hits do novo álbum, como Rescued, Under You e The Glass, mostrando que o legado do grupo está longe de apresentar desgaste.
Um momento especial no show se deu com a execução de Aurora, faixa de “There’s Nothing Left to Lose”, e a preferida de Taylor Hawkins. Uma homenagem da banda ao integrante, que contou com balões soltos pelo público, numa demonstração de carinho com os músicos.
Veja um trecho da homenagem a Taylor Hawkins:
E, por fim, para encerrar uma noite gigante, Everlong, uma canção de estádio perfeita. O público do The Town pode se preparar, pois os Foo Fighters vieram com tudo, e prometem se tornar o grande show do festival.
Sorte a nossa, que pudemos acompanhar antes uma banda em estado puro de graça.
Veja alguns vídeos da apresentação de Foo Fighters em Curitiba: