O Festival Coolritiba, que acontece neste sábado (20) na Pedreira Paulo Leminski, em Curitiba, se tornou uma das grandes referências em unir gêneros musicais dos mais variados: do pop ao rock, do soul a MPB. Na edição deste ano, os representantes do rock no palco principal do festival serão os gaúchos da Fresno, que disseram estar muito ansiosos pela participação.

Foto: Divulgação.

Lucas Silveira, o vocalista da Fresno, contou à Banda B que já conhecia o Festival Coolritiba e a banda tinha até uma expectativa da espera pelo convite. 

“A gente já tocou dezenas de vezes em Curitiba, mas muito pouco em festivais. Quando começaram a fazer o Coolritiba, eu via as bandas tocando e o sentimento que eu tinha era de inveja mesmo, eu falava “nossa, mano, eu preciso tocar nesse festival porque é muito linda a paisagem, a Pedreira, o palco, e aí que finalmente chamaram nós e estamos muito felizes. Vamos fazer ‘aquele’ show”.

disse Lucas Silveira, vocalista da Fresno

Viu essa? Banda Tuyo, curitibana, é a escolhida para abrir Festival Coolritiba 2023: ‘Ansiedade de tocar para os nossos’

O artista, que é um dos fundadores da banda, contou que a Fresno tem uma relação muito próxima com Curitiba, não só por serem no Sul do país, mas por uma sensação de gratidão mesmo.

“Curitiba, uma curiosidade, foi a primeira cidade que recebeu a Fresno fora do Rio Grande do Sul. A gente nunca tinha saído do Estado, a primeira cidade que recebeu a gente foi Curitiba em 2002, então a nossa história com a cidade é bem grande já, e cheia de shows históricos”. 

contou Lucas Silveira, vocalista da Fresno

A previsão da organização do Festival Coolritiba é de que a Fresno suba ao palco às 15h30, bem no meio da tarde, no lado A do Cool Stage, o palco principal. Eles serão praticamente os únicos representantes do rock nacional no evento, que reúne também o pop, rap e MPB. 

Foto: Divulgação.

Rita Lee era Cool

A mistura de sons promovida pelo Coolritiba é bem a cara de um dos ícones do rock nacional que nos deixou recentemente: Rita Lee. Quando questionado pela reportagem sobre como está a sensação da perda, Lucas Silveira disse que ainda não consegue mensurar.

“A gente sentiu muito a morte dela, eu pessoalmente mergulhei muito no trabalho dela recentemente, porque produzi um Acústico MTV que a Manu Gavassi fez em homenagem à Rita no final do ano passado e ela adorou o resultado. Saber que um pouquinho depois de ter tido esse mergulho ela ter morrido foi mais duro ainda, porque eu estava muito próximo da obra dela, muito dentro. Com esse mergulho fiquei muito próximo, foi uma perda mais doída ainda. Se tem uma pessoa que teve uma história mais completa dentro da música brasileira foi ela. Acho que a gente não teve tempo de se despedir, mas mesmo assim o que ela fez em vida foi muito significante”. 

disse Lucas Silveira

O músico, que é um dos artistas mais completos que o país tem atualmente, trabalhando até mesmo em produções musicais que vão muito além do rock que a Fresno faz, não descartou a possibilidade de uma homenagem à Rita Lee no palco do Festival Coolritiba.

“Sobre homenagem: nunca se sabe, a gente não ensaiou nada, mas eu posso muito bem pegar um violãozinho e pensar em alguma coisa na hora bem na loucura mesmo, do jeito que ela gostava de fazer”.

deixou no ar o vocalista da Fresno
Palco da Pedreira ficou ainda maior, com dois grandes palcos principais. Foto: Lucas Sarzi/Banda B.

Programação dos shows

A programação dos shows do Festival Coolritiba 2023 começa a partir das 11h50, com a banda curitibana Tuyo, no Cool Stage lado A.

Os shows dos dois palcos principais seguem até 23h30, com Marisa Monte encerrando. Já no Beats Stage, na Ópera de Arame, o som vai um pouco além, até 00h30, com Inndrive.

Veja os horários e a programação de cada show do Festival Coolritiba 2023:

Foto: Divulgação/Coolritiba.

Ingressos para o Coolritiba

Quem quiser curtir o festival, poderá optar entre 3 opções de ingressos, com valores a partir de R$ 300 (mais taxas):

  • Pista: acesso a todos os palcos e a todas as áreas do evento, exceto Camarote e Cool Experience;
  • Camarote: o espaço possui entrada exclusiva no festival; acesso a? área elevada e com cobertura; bares, alimentação e banheiros exclusivos; Bar de drinks; Área exclusiva em frente ao palco principal; acesso a pista e todas as áreas do evento.
  • Cool Experience: um pacote completo que cria uma experiência exclusiva no Coolritiba: acesso a todas as áreas do evento; Entrada exclusiva; acesso ao CAMAROTE e seus serviços; acesso à PISTA; Kit Cool (kit de mimos do Festival e Patrocinadores); Lounge exclusivo com open bar e food; Áreas de descanso e muito mais.

Os ingressos são vendidos exclusivamente pelo site oficial do Festival Coolritiba.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Representantes do rock no Coolritiba, Fresno sempre quis tocar no festival e não descarta homenagem a Rita Lee

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.