Ouça a reportagem completa:

Pelo tempo de carreira e as várias fases que a música brasileira se encontra, ele é um artista que poderia até passar despercebido dos mais jovens, mas se fortaleceu e se tornou o nome que consegue dialogar com todos os públicos.

Enxergando a internet como disseminadora de seu trabalho, Alceu Valença conquista cada dia mais novos ouvintes e faz com que sua música se torne sempre atual. É nessa pegada que o artista chega a Curitiba nesta quinta-feira (19), com seu novo show, no Teatro Positivo.

Foto: Leo Aversa/Divulgação.

O show ganhou o nome de um meme que viralizou nas redes sociais, virou figurinha de aplicativo de mensagens e até ilustração em camiseta de grife jovem. Por que não entrar na brincadeira? Foi exatamente o que fez o músico. Com a turnê Alceu Dispor, o cantor mostra que abraçar a tecnologia e as pessoas o fez ver seu trabalho se espalhar.

“A música se espalha, hoje muito mais. Antigamente você só ouvia música inglês, em tudo que é canto, mas agora depois da internet é um absurdo a diferença disso. Se você procurar o quanto La Belle de Jour foi ouvida, você se impressiona, se fizer conta com todo mundo que fez vídeo cantando e postou, passa de um bilhão de reproduções”. 

Ao longo dos anos, Alceu Valença foi percebendo o quanto seu público se renovou e, mais do que isso, se transformou: a surpresa foi ver que até crianças gostam do som que o nordestino tão representativo faz.

“Faço muitos festivais, sempre para jovens em torno de 25 anos. Lá fora também é interessante a quantidade de jovens que vão aos shows. Tem um público inacreditável que são crianças, mandam muitos vídeos pra gente. Gosto tanto disso que costumo postar nas redes sociais”. 

A tal da internet, como diz Alceu Valença, fez também com que pudessem se destacar artistas que antes tinham muito mais dificuldade. Antigamente, para fazer sucesso, era preciso “tocar em rádio”. Agora, a música está ali, e pode se tornar sucesso ou não, depende mais do público buscar por ela.

“Totalmente natural. O viral também ajuda muito, porque isso ninguém compra. Minhas coisas se tornaram virais. Crianças gostam, jovens gostam e as pessoas mais velhas também”. 

Foto: Reprodução/Instagram Alceu Valença/@alinerarara / @atualizadacomsucesso.

Da Europa para Curitiba

Há poucos dias, Alceu voltou de uma turnê pela Europa. Foram, ao todo, dez shows, em seis países. Nessa viagem, o artista percebeu o quanto sua música tomou proporções gigantes.

“Tem gente de vários cantos, inclusive encontramos em Paris até um chinês que estava assistindo nosso show. Em Barcelona vi um sujeito que parecia até alemão, estava gravando e assistindo empolgado, fui conversar com ele e ele disse que era Russo. Comentamos que iríamos fazer o show para acabar com essa guerra. É muita gente de fora, e muita gente dali também, incrível, muito bom mesmo”. 

Poder se misturar em vários ambientes e se moldar aos mais diversos públicos se tornou uma marca de Alceu Valença. E ele fala disso com orgulho, afinal de contas, é algo que ele próprio sempre quis buscar.

“É muito bom, mas eu faço vários tipos de público. Quando vou fazer um show com orquestra, com linguagem erudita, vai um tipo de público. Se eu fizer um show de violão, as pessoas vão por conta disso também, muda o público. São vários shows que eu tenho e o que eu estou levando para Curitiba é exatamente o show que fiz na Europa agora. A gente se adapta e a minha música é muito aberta, então me adapto a qualquer espaço”. 

O show de Alceu Valença em Curitiba vai ser nesta quinta-feira, às 21h. Os ingressos custam a partir de R$ 110 e são vendidos pelo Disk-Ingressos. Mas quem finaliza essa reportagem é o próprio Alceu:

“Depois de Curitiba, vamos para o Rio de Janeiro no outro dia. Acho que o reperetório está muito bacana e estou convidando vocês para estarem lá, para curtirem, para participar e viajar conosco, porque música é uma viagem”

convida Alceu Valença para o show de Curitiba.
Foto: Reprodução/Instagram Alceu Valença/@alinerarara / @atualizadacomsucesso.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

‘Música é uma viagem’, diz Alceu Valença, que chega a Curitiba com seu novo show, nesta quinta-feira

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.