Do pedal ao elétrico, Curitiba foi invadida pelas bicicletas, é inegável. E claro que Mari Martins e Michelle Gutmann não poderiam ficar para trás pelas ciclovias da capital, no terceiro episódio do Podcast Eu Amo Curitiba

As apresentadoras passaram pelas ciclovias da cidade e foram até a Bicicletaria Cultural na região do prédio histórico da Universidades Estadual do Paraná, entre a Praça de Bolso e a região gastronômica da baixa São Francisco.

Desde 2011, a Bicicletaria Cultural é um dos principais espaços da capital em apoio ao ciclista urbano. Premiada nacionalmente pelo reconhecimento em mobilidade, e mundialmente como um empreendimento social e inovador, a Bicicletaria Cultural promove há 13 anos, sob coordenação de Patrícia Valverde & Fernando Rosenbaum, diversos serviços, informações e eventos culturais. 

“Nós tínhamos esse sonho, de um espaço que abrigasse o ciclista. E descobrimos esse espaço na Rua Presidente Faria, um caminho que os ciclistas já utilizam. Olhamos pela fresta do portão e pensamos em várias ideias. Quando entramos no espaço, a gente acabou descobrindo diversas outras salas e a cada momento, nós vamos desenvolvendo novas ações aqui”

revelou Fernando Rosenbaum em entrevista ao Podcast Eu Amo Curitiba. 
image
A Bicicletaria Cultural, além de oferecer serviços, o espaço também é reconhecido pelas atividades multidisciplinares que acontecem em toda a esturtura e entorno.

De um pequeno portão e com um extenso corredor repleto de histórias por pessoas apaixonadas pelas duas rodas, a Bicicletaria Cultural pode até passar despercebida por quem trafega pela região. 

Mas, o espaço abriga muito mais do que serviços para os ciclistas da cidade, ou para os aventureiros que passam por lá em trajetos que englobam rotas do cicloturismo.

A Bicicletaria Cultural também abriga atualmente a Associação dos Ciclistas do Alto Iguaçu, mas também já foi palco para a p.ARTE – Mostra de performance de arte, e ainda assim, possui um ambiente convidativo em contraste com a aridez do centro curitibano, entre a jardinagem urbana promovida pelo parceiro Mago Jardineiro. 

Não bastasse, além das parcerias por toda a cidade em consonância a pauta e a realidade do ciclista no Brasil, internacionalmente a Bicicletaria Cultural foi reconhecida como uma startup eco social e de inovação para o Instituto da Suécia e Munktell Science Park. 

IMG_0392
Sob coordenação de Fernando Rosenbaum e Patrícia Valverde, a Biciletaria Cultural é referência nacional e internacional com serviços para os apaixonados pela cultura da bicicleta.

Neste contexto, além dos projetos idealizados e realizados pela Bicicletaria Cultural, o espaço também já recebeu diversas mostras, apresentações e inclusive shows internacionais, com destaque para apresentação gratuita do cantor, compositor, produtor e guitarrista americano Jesse Harris. 

Reconhecido mundialmente pelo hit ´´Don’t Know Why“, interpretado pela cantautora e pianista americana Norah Jones em seu álbum de estreia, o ´´Come Away With Me“, em 2002. A faixa tem mais de 530 milhões de players pelo Spotify. 

“É muito legal quando a gente começa a observar brechas para alinhar o nosso sonho com o cenário que a gente tá vendo. Quando o Fernando me apresentou o espaço, nós começamos a sonhar juntos. Nós estávamos diante de uma grande possibilidade com um espaço multidisciplinar. Existe um impacto positivo na cidade sobre a pauta da bicicleta, mobilidade e do espaço público para a gente pensar e interferir sobre o que se quer na cidade”

promove Patrícia Valverde. 

Podcast Eu Amo Curitiba

Confira e assista a tudo o que aconteceu durante o terceiro episódio do Podcast Eu Amo Curitiba pelo YouTube. Ouça novos episódios, todos os sábados, sempre às 13h, pela Rádio Banda B. 

O Podcast Eu Amo Curitiba também está disponível em streaming pelo Spotify, pelo Deezer e também no YouTube Music. Siga o Instagram e fique por dentro de todas as novidades e dos bastidores de gravação. Compartilhe essa experiência!