A Orquestra Infantil Alegro (OIA) realiza, no dia 30 de junho, um concerto gratuito no Teatro UP Experience (TUX). O programa tem peças de Beethoven, Giuseppe Verdi, Cécile Chaminade e Arturo Márquez e os ingressos são limitados por ordem de chegada. Realizada pela Associação Musical Alegro, a apresentação celebra o encerramento do primeiro semestre de atividades musicais.

27062022-324-
Foto: Divulgação

Fazem parte da OIA jovens instrumentistas de Curitiba e região metropolitana. A Alegro trabalha com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social e atende, atualmente, as cidades de Curitiba, Piraquara, Almirante Tamandaré, Lapa, Palmeira e Barbacena-MG. O objetivo é oferecer a oportunidade de estudar um instrumento e, com isso, ajudar a transformar a realidade desses jovens por meio da música. Desde 2023, o Teatro UP Experience é a casa da associação e todos os ensaios são realizados dentro do espaço da Universidade Positivo. O maestro Roberto Ramos é o encarregado por transmitir a mensagem do compositor e estruturar a interpretação da música segundo sua visão artística.

“Sem a plateia, o músico se sente como se chegasse em casa e a encontrasse abandonada e vazia. Por isso, queremos que toda a população participe desse grande espetáculo”, Roberto Ramos

Além da apresentação, o público presente também prestigiou a premiação do I Concurso Jovens Solistas, promovido pela OIA. Ao longo do semestre, os integrantes da OIA participaram de uma seleção para tocar à frente da orquestra. Em primeiro lugar ficou o flautista Fabian Vallejo Rivas, que solará o Concertino para Flauta op. 107 de Cécile Chaminade.

“Essa é uma oportunidade única que certamente contribuirá para que esse jovem musicista evolua ainda mais em seus estudos e carreira musical”, destaca o maestro.

Serviço Concerto da Orquestra Infantil Alegro 

Local: Teatro UP Experience – Universidade Positivo (Campus Ecoville) – Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Ecoville 

Quando: domingo, 30 de junho de 2024, às 11h 

Ingressos: entrada gratuita e limitada, por ordem de chegada 

Mais informações: (41) 988433433 

Programa Concerto Orquestra Infantil Alegro 

  1. Ópera AIDA: Grand March and Finale. GIUSEPPE VERDI / ARR. BRETT A. FOSTER 
  2. Concertino para flauta Op.107: Moderato- CÉCILE CHAMINADE 

Flautista Solo: Fabian David Vallejo Rivas 

  1. Sinfonia No 5 Op. 67: Allegro con brio-LUDWIG VAN BEETHOVEN 
  2. Conga del Fuego Nuevo-ARTURO MÁRQUEZ 

____________________

Sobre a Associação Musical Alegro

Desde março de 2016, a Associação Musical Alegro vem desenvolvendo um intenso programa de educação musical de reconhecida relevância e excelência no Brasil. O trabalho da Alegro se desenvolve sobre três pilares: Formação de plateia na rede pública de ensino, Núcleos de Ensino de Música e Orquestras de formação. A Alegro apoia seis Núcleos de Ensino que proporcionam acesso à educação musical para crianças e jovens, muitos em situação de vulnerabilidade social. Localizada dentro do campus da Universidade Positivo e apoiada pela UP Experience, Teatro Positivo e Teatro UP Experience. A Alegro apoia atualmente mais de 650 crianças e jovens em Curitiba, Piraquara, Almirante Tamandaré, Lapa, Palmeira e Barbacena-MG.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Orquestra Infantil Alegro se apresenta em Curitiba neste domingo

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.