Criada com o propósito de proporcionar um espaço de lazer sem perder a conexão da natureza ao redor, a Ópera de Arame foi inaugurada em março de 1992 e, hoje, é uma das maiores atrações turísticas da capital paranaense, com capacidade para mais de 1.500 espectadores.

Para celebrar os 32 anos de história, a DC Set Group, concessionária responsável, produziu um documentário especial para trazer toda a história do monumento criado por Domingos Bongestabs, o arquiteto e idealizador do icônico espaço, que recebe cerca de 348 mil turistas por ano. A obra ficará disponível no espaço de visitação até 7 de abril, das 10h às 17h30.

opera-de-arame-aniversario-documentario-1
Foto: Arquivo/Divulgação.

Na produção audiovisual do Parque das Pedreiras, Domingos retrata todo o processo de construção da Ópera, desde o convite de Jaime Lerner, então prefeito de Curitiba, para a criação até o planejamento, a escolha do teto transparente e a estrutura tubular e os demais processos.

O mais interessante, é que todo o trabalho foi executado em apenas 75 dias, um marco histórico com o desafio de preservar a vegetação nativa e construir um espaço que fosse capaz de trazer a paisagem singular de fora. Tudo isso sem deixar de expressar o orgulho que o arquiteto sente em fazer parte desta histórica obra de arte modernista brasileira. 

O documentário é exibido na Ópera de Arame até 7 de abril, mas uma versão online também foi disponibilizada. Veja aqui:

Serviço 

Exibição Documentário “32 anos de Ópera de Arame: especial Domingos Bongestabs” 
Quando: De 26 de março (terça-feira) a 07 de abril (domingo) 
Horário: 10h às 17h30 ininterruptamente
Onde: Ópera de Arame – Rua João Gava, 920 – Abranches, Curitiba.

opera-de-arame-aniversario-documentario
Foto: Renata Maria/Divulgação.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Ópera de Arame comemora 32 anos com documentário sobre a construção em 75 dias; assista

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.