Que Curitiba respira arte, isso não é novidade para ninguém. Com teatros dos mais diversos possíveis, com capacidades distintas, a capital paranaense entrega uma estrutura completa no assunto. Já no quesito talento, também. No Dia do Teatro, listamos aqui alguns dos principais teatros de Curitiba, locais que poderiam ser ainda mais aproveitados. 

Atriz Lala Schneider tem busto em sua homenagem na Praça Santos Andrade. Foto: Banda B.

Uma das figuras mais representativas na capital paranaense é a atriz Lala Schneider, que até hoje é um dos principais nomes da cultura no Paraná. A atriz, que morreu em 2007, atuou na TV e no cinema, mas foi no teatro que fez sua casa e ficou famosa no Brasil todo.

A homenagem à Lala Schneider está logo em frente a um dos principais teatros de Curitiba, se não o principal: o Teatro Guaíra, que fica na Praça Santos Andrade. Marco do modernismo paranaense, o Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG) é um dos maiores complexos culturais da América Latina, com capacidade para 2,8 mil pessoas. 

O edifício do Teatro Guaíra abriga três auditórios: Bento Munhoz da Rocha Netto, Salvador de Ferrante e Glauco Flores de Sá Brito. Além disso, também faz parte do CCTG o Teatro Zé Maria, carinhosamente conhecido como o teatro da classe, localizado no bairro São Francisco.

Foto: Reprodução/Prédios de Curitiba.
Foto: AEN.

Teatro Positivo

Outro grande espaço, com capacidade para 2.400 pessoas, é o Teatro Positivo, que tem projeto arquitetônico inspirado no teatro grego Epidaurus, do século IV a.C. O espaço se tornou um dos mais bem equipados do Brasil e a infraestrutura o transformou em referência no calendário de grandes espetáculos culturais. 

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Ópera de Arame

Um dos lugares mais bonitos para espetáculos é a Ópera de Arame, que ao longo dos anos se tornou também um dos principais pontos turísticos de Curitiba. Com estrutura tubular e teto transparente, é um dos símbolos emblemáticos da capital. Inaugurada em 1992, acolhe todo tipo de espetáculo, do popular ao clássico, e tem capacidade para 1.572 espectadores.

Foto: SMCS/Arquivo.
Foto: SMCS/Arquivo.

Teatro do Paiol

Inaugurado oficialmente no dia 29 de março de 1972, o antigo paiol de pólvora transformado em teatro é um símbolo cultural e histórico de Curitiba, se tornando o Teatro do Paiol. O espaço, que mantém as características originais da edificação, com a configuração de construção romana em forma circular, abriga importantes espetáculos de música e teatro, com capacidade para 217 lugares.

Foto: SMCS.
Foto: Pedro Ribas/SMCS

Teatro Bom Jesus

O Teatro Bom Jesus recebe espetáculos culturais e eventos públicos e corporativos desde 1975. Sob a gestão do Grupo Educacional Bom Jesus, e localizado junto à estrutura da FAE Centro Universitário, na região central de Curitiba, o espaço cênico já recebeu mais de 2 mil apresentações culturais e tem capacidade para 658 pessoas. O espaço é palco de tradicionais eventos culturais de alcance nacional, como o Festival de Teatro de Curitiba.

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Teatro Lala 

Além da homenagem em frente ao Teatro Guaíra, a atriz Lala Schneider dá nome ao Teatro Lala Schneider, que foi inaugurado no dia 23 de abril de 1994, dia do aniversário da eterna primeira dama do teatro paranaense. O espaço é o primeiro teatro independente do Paraná, que se dedica a produção de espetáculos de alta qualidade e também a um curso de formação de atores e atrizes.

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Teatro Regina Vogue

Outro espaço que recebe vários espetáculos nacionais é o Teatro Regina Vogue, que também leva o nome de uma das principais atrizes do Paraná. Aos 78 anos, Regina Vogue escolheu Curitiba como sua cidade. Localizado dentro do Shopping Estação, o local já tem mais de 15 anos de história e se tornou um dos principais equipamentos culturais de Curitiba, sempre buscando conectar e trazer experiências incríveis para todos os espectadores.

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Teatro TUCA

Localizado dentro da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), o TUCA (Teatro da PUCPR) é um auditório, localizado no térreo bloco azul, que recebe eventos diversos, como seminários, palestras, apresentações musicais e teatrais. O auditório recebe diversos eventos. O espaço, que comporta até 580 pessoas, é alugado também para colação de grau.

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Teatro Cleon Jacques

Inaugurado em 1998, o Teatro Cleon Jacques poderia ser ainda mais aproveitado. Localizado no Centro de Criatividade de Curitiba, que fica no complexo do Memorial Paranista. Recentemente, o espaço passou por reforma, se tornou um teatro modular – que pode se adaptar aos diferentes espetáculos – e faz parte de uma programação ligada à Prefeitura de Curitiba. A inauguração veio para homenagear o diretor e professor teatral Cleon Jacques, que morreu em 1997.

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Auditório Antônio Carlos Kraide

Fundado em 15 de dezembro de 1988, e reinaugurado em 29 de junho de 2012, o Auditório Antônio Carlos Kraide leva o nome de um dos mais promissores diretores teatrais revelados em Curitiba e que faleceu em 1983. O espaço faz parte do Portão Cultural, e oferece espaço para diversos espetáculos de música, teatro, dança, entre outros. Tem capacidade para 184 pessoas.

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

De Guaíra a Cleon Jacques: no Dia do Teatro, conheça os principais teatros de Curitiba

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.