A internet se tornou um dos principais meios de comunicação do mundo, e com as crianças não é diferente. Muitas vezes elas sabem até mais do que os adultos. Mas que tal comunicar a elas de um jeito leve, que as faça também continuar sendo… crianças? Essa é a proposta do canal de conteúdo infantil curitibano, o Pequena Mari Viajante.
O canal, que está em várias plataformas digitais, é um conteúdo didático que faz com que as crianças possam aprender e viajar no mundo da imaginação. Tudo como fazíamos quando não tínhamos internet, pelos livros.
O conteúdo é vivido e apresentado pela Pequena Mari, uma personagem que surgiu de um desenho feito a lápis em um papel e que acaba ganhando vida, através da imaginação.
“Seus traços inacabados e imperfeitos, sem cores e sem forma definida, são a representação do ponto de partida de todos nós, seres humanos: não nascemos prontos. Viver é a arte de aprender”
conta Mariana Martins, a criadora do canal.
Mas a Pequena Mari ama conhecer o mundo, e aprender com ele. E sua imaginação é infinita. Ela ama imaginar inúmeras e ilimitadas possibilidades de fazer o impossível possível. Com sua imaginação, ela cria mundos e viaja por eles. E no meio dessa brincadeira de inventar, ela vive e compartilha a experiência de descobrir o novo.
“Mari é simples e imperfeita, assim como todos nós, mas é curiosa e criativa. É pequena no tamanho, mas gigante na imaginação. E isso é o suficiente para ela aprender e ensinar”.
comenta Mariana Martins.
O objetivo do canal é inspirar crianças a terem mais contato com sua criatividade e ludicidade ao serem motivadas pelo que assistem, ouvem e sentem em cada vídeo e canção.
A proposta é viajar pelos mundos reais, e também pelos mundos que a mente de uma criança pode criar. Brincar de inventar. Sonhar sem limites.
“Essa é nossa vocação: motivar crianças a viajarem sem tirar os pés do chão, pelo mundo mais amplo e incrível que cada uma tem dentro de si mesma, que é a própria imaginação”
avalia Mariana Martins, a criadora do canal.
Linguagem visual
A estética do canal é colorida e utiliza como principais referências o 2D, que proporciona um olhar artístico sobre os vídeos.
“As músicas também tão todas autorais, com excessão de um pout pourri que fiz em agosto, mas no restante são todas músicas autorais, que também vão para as plataformas de música”
detalha Mariana Martins.
Periodicidade
O conteúdo do Pequena Mari Viajante é sempre dividido de duas formas: um vídeo animado e um podcast de historinha por mês.
Os vídeos são lançados sempre às quintas-feiras, às 17h, no canal do YouTube. Os conteúdos também são divulgados pelas redes sociais.
Alguns conteúdos são temáticos, outros não, tudo depende sempre da imaginação fértil da Pequena Mari Viajante.