Quem busca um carnaval com aventuras pode apostar na região litorânea do estado do Paraná. Partindo de Curitiba, a Serra Verde Express oferece uma gama de opções para viver o primeiro feriado prolongado do ano. A seguir, um roteiro sugerido para curtir um Carnaval diferente.

A viagem começa cedinho com o trem na Serra do Mar até a cidade de Morretes. Os passageiros podem escolher entre as três opções de classe: Turística, Boutique e Litorina de Luxo, sendo que o vagão BOVE, pet friendly, pertence à Boutique. Todas as categorias oferecem serviço de bordo com kit lanche e, com exceção da Turística, bebidas – água, refrigerante e cerveja – são à vontade.

São cerca de quatro horas entre trechos de vegetação intocada da Mata Atlântica. Além de picos e montanhas, são mais de 41 pontes e 13 túneis distribuídos em 70 km de trilhos.

Chegando na cidade, são indicadas, a uma curta caminhada da estação, as Pousadas Bella Morretes ou Dona Laura. Ambas ficam bem no centrinho e próximas ao Rio Nhundiaquara que corta a cidade. Já a Hakuna Matata é um pouco mais afastada, a 4,5km do centro, com mais áreas sociais e estruturas de lazer à disposição do hóspede. Para todas as opções, é possível contratar transfer para deslocamento.

Quando bater a fome, o convite é experimentar o clássico barreado no Restaurante Stazione. O prato típico carrega mais de 300 anos de história, sendo preparado com pedaços de carne vermelha cozidos por cerca de 12 horas em panela de barro vedada.

À tarde, que tal aproveitar para conhecer Morretes? A cidade ainda preserva a arquitetura antiga dos seus casarões e igrejas, e caminhar por suas ruas é uma verdadeira aula de história. A dica é experimentar a famosa cachaça de banana e tomar um sorvete de gengibre nas margens do Rio Nhundiaquara.

Morretes costuma ser uma cidade mais tranquila à noite, então se a vontade for de agito, que tal pegar uma Maria Fumaça para curtir o sábado Antonina? O trem Caiçara parte às 16h30 e uma hora de passeio com guia especializado na história da região leva à cidade boêmia para um digno happy hour. Para voltar, é possível contratar já na compra do bilhete de ida o serviço rodoviário da volta, ou adquirir serviço de transfer privativo conforme horário de preferência com a Serra Verde Express.
 

Turismo de Aventura

O domingo tem opções de passeios aventureiros, mas para toda a família. Para curtir o dia todo, o Ekôa Park é um paraíso ecológico dentro da maior área contínua remanescente de Mata Atlântica. A experiência começa com uma imersão 180º na natureza logo na entrada, e na sequência o Corredor dos Sentidos leva todos a aflorar as sensações no meio ambiente. O parque oferece estrutura completa, com banheiros e restaurantes. Para explorar, experimente a Trilha da Mata, das Aves e do Peabiru e Tekôa — como chamam sua Escola de Natureza. Para os mais aventureiros, arvorismo e tirolesa, com equipamentos de segurança e acompanhamento profissional. São 8h de passeio, finalizando às 17h.

A segunda de Carnaval pode dar sequência à exploração da natureza na região. Às 9h, parte o passeio de Boia Cross. O transporte é feito de 4×4 por estrada rural até o topo dos rios Ipiranga e Nhundiaquara. A descida é feita por pequenas corredeiras de águas cristalinas, piscinas naturais, com a Serra do Mar de plano de fundo e em meio à mata ciliar que é pura Mata Atlântica preservada. A travessia também conta com equipamentos adequados e todo apoio de equipe especializada. Se a ideia for fazer um passeio mais calmo para levar a criançada, a canoagem é uma ótima pedida, com nível de dificuldade mais leve e as mesmas maravilhas naturais.

O retorno é feito na hora do almoço, com pausa para recarregar as energias. Para completar a tarde com mais adrenalina, às 14h parte da estação ferroviária de Morretes o passeio Serra Adventure. Para começar, uma breve visita ao parque temático Hisgeopar, que conta a história do Paraná com importantes símbolos representados em uma grande maquete com sons, cheiros e bonecos em movimento. Logo após, imersão na geografia do estado, explorando os vilarejos da área rural de Morretes pelas estradas de terra. Com o visual imponente das montanhas do Marumbi, o tour passa por produtores locais, e depois segue para o ponto alto do passeio: duas travessias emocionantes pelas águas cristalinas do Rio Pinto em veículos 4×4 apropriados para o trajeto. Para fechar o dia, uma visita ao processo de fabricação da cachaça artesanal Morreteana, um dos maiores símbolos da região, incluso degustação no Alambique Casa Poletto. A volta é prevista às 17h no mesmo local de partida.

E para não dizer que não pulou carnaval, a terça-feira é o dia para curtir uma matinê no Carnaval de rua de Antonina. Um dos mais famosos do Paraná, é ideal para aproveitar em família sem deixar as marchinhas totalmente de lado.

Vontade de pôr o pé na areia?

Se estar perto do litoral faz lembrar da praia, o acesso é fácil e pode ser uma opção para por o pé na areia. A viação Graciosa oferece ônibus de Morretes a Pontal do Sul pela manhã e à tarde, via Matinhos ou direto para o destino final. Em Pontal, 15 minutos de barco te levam à Ilha do Mel, um dos pontos turísticos mais apreciados do Paraná. Na Região de Encantadas, a hospedagem na pousada Caraguatá garante uma acomodação rústica, mas com todo o conforto. O café da manhã é bem completo, cheio de frutas da estação, pães caseiros e outras delícias, e ainda é possível ter o privilégio de comer ao som dos passarinhos beliscando pedacinhos de mamão no comedouro.

Uma vez na Ilha, as protagonistas são as lindas praias, e ainda é possível fazer trilhas para a Gruta de Encantadas e Farol das Conchas, ou pegar uma bicicleta para alcançar a Ponta da Brasília, a outra região da Ilha do Mel. Bares, restaurantes e muita música boa vão garantir dias incríveis por ali.

Para encerrar o feriado da melhor forma, o retorno a Curitiba pode ser feito de trem, agora subindo a Serra do Mar Paranaense ao pôr do sol. Escolhendo um vagão diferente da ida, certamente a experiência será absolutamente diferente.

Informações completas de tours e passeios podem ser encontradas diretamente com a Serra Verde Express pelo telefone (41) 3888-3488.

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Turismo de aventura na região litorânea do Paraná é opção para curtir um Carnaval diferente

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.