Até setembro, o Memorial de Curitiba exibe uma atração imperdível para o público. Uma exposição sobre os 150 anos do Santos Dumont com uma réplica da aeronave Demoiselle. A original foi criada pelo “pai da aviação” em 1907 e serviu de modelo para diversos projetistas, sendo um dos menores e mais baratos aviões da época.

Foto: SMCS

Ainda para celebrar o aeronauta e inventor brasileiro, neste sábado (5/8) será realizada no Cine Passeio a exibição do documentário O Homem pode Voar. A sessão é gratuita e acontece às 19h.

A réplica

A exposição em parceria com o Aeroclube do Paraná foi aberta nesta sexta-feira (4/8) e pode ser visitada até 10 de setembro no Memorial de Curitiba. Ela faz parte das celebrações dos 150 anos de Santos Dumont, completados no último dia 20 de julho.

“Santos Dumont é uma figura muito importante para a cultura e o turismo do país, além de todas as suas contribuições para a aviação. Uma homenagem assim faz com que todos, principalmente as crianças, valorizem mais os feitos dele e visitem esse espaço no Centro Histórico de Curitiba”, explica a presidente do Instituto Municipal do Turismo, Tatiana Turra, na abertura da exposição. Também compareceram a secretária municipal da Educação, Maria Silvia Bacila, e o vereador Rodrigo Reis compareceu.

A réplica de Demoiselle em exposição no Memorial de Curitiba foi construída em 1997 pelo Aeroclube do Paraná com o Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet), hoje Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Cinema

Neste sábado (5/8) será realizada no Cine Passeio a exibição do documentário O Homem pode Voar. A sessão é gratuita e acontece às 19h.

O filme dirigido por Nelson Hoineff acompanha os feitos de Santos Dumont, desde sua chegada em Paris no começo do século 20 até o voo do 14-Bis. O documentário resgata diversas imagens que muitos julgavam perdidas e inexistentes. A produção do filme dedicou dois anos apenas para pesquisa em arquivos e coleções particulares pelo mundo.

Pai da aviação

Alberto Santos Dumont foi a primeira pessoa no mundo a projetar e construir um balão dirigível, que chegou a decolar e contornar a Torre Eiffel, em Paris. Um dos mais marcantes feitos do aeronauta brasileiro foi a invenção do 14-Bis, primeiro avião da história da humanidade.

Serviço

EXPOSIÇÃO SANTOS DUMONT
Local: Memorial de Curitiba (R. Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco)
Horário: de terça a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 8h. Sábados e domingos, das 9h às 15h.
Até 10 de setembro
Grátis

Comunicar erro

Comunique a redação sobre erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página.

Réplica de avião construído por Santos Dumont está exposta em Curitiba

OBS: o título e link da página são enviados diretamente para a nossa equipe.